Identidade, [e]narrativa e self semiótico – Por uma semiótica antirracista

a insustentável negação do ser-se

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p41

Mots-clés :

Bakhtin, Moreno, Semiótica, Psicodrama, Antirracismo

Résumé

Tratamos neste artigo da questão identitária e enarrativa com relação à filosofia do ato responsável e a semiótica do Self a partir uma abordagem qualitativo-dialógica dos pensamentos de Bakhtin e Moreno com o intuito de se refletir sobre uma semiologia antirracista, buscado responder a duas questões basilares: o que é narrativa? e quando as narrativas gerais e comunitárias passam a ser “minha narrativa” e se convertem em enarrativas?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ricardo Almeida de Paula, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Prof. Dr. da Universidad Nacional Del Centro de la Provicia de Buenos Aires (UNCPBA), UNICEN – Argentina, realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia.

Références

AMORIM, M. O pesquisador e o seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001.

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2016.

BAKHTIN, Mikhail M. Para uma Filosofia do Ato Responsável. 3 ed. São Carlos (SP): Pedro & João, 2017.

BARBOSA, Márcio Ferreira. Experiência e Narrativa. Salvador: EDUFBA, 2003.

BENVENISTE, E. Estrutura das relações de pessoa no verbo. Problemas de Linguística Geral I. 3. ed. São Paulo: Pontes, 1991.

BENVENISTE, E. Semiologia da língua. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

BRUNER, J. Culture and human development: a new look. Human Development, v. 33, p. 344-355, 1990.

CELÓRIO, José Aparecido. Narrativas e imaginários de professoras readaptadas: rumo a uma Pedagogia da Observância. Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Tese de Doutorado. 2015. 247 fls.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. 8ª ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2018.

FERREIRA, Jersey Simon da Silva. Comunicação Antirracista. Boletim Eletrônico, CRESS SC, n. 98, p. 1-4, jul. 2023.

FIDALGO, António. Semiótica: a lógica da comunicação. Covilhã (Portugal): Universidade da Beira Interior, 1998.

Giddens, A. Modernity and Self-Identity. Standford: Standford University Press, 1991.

GILLBORN, David. Racism and antiracism in real schools: theory, policy, practice. Buckingham: Open University Press, 1995.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo – v. 1: Racionalidade da ação e Racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

KEARNEY, Richard. Narrativa. Educação e Realidade, v. 37, n. 2, p. 409-438, mai-ago 2012.

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LÉVINAS, Emmanuel. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. La Haye (Holanda): Martinus Nijhoff, 1974.

LUCKMANN, T. Teoría de la Acción Social. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 1996.

MALAQUIAS, Maria Célia; NONOYA, Denise Silva; CESARINO, Antonio Carlos Massarotto; NERY, Maria da Penha. Psicodrama e relações raciais. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 24, n. 2, p. 91-100, 2016.

MEAD, G. H. The social self. Journal of Philosophy, Psychology and Scientific Methods, n. 10, p. 374-80, 1913.

MICHEL, Mariela. O self semiótico: desenvolvimento interpretativo da identidade como um processo dramático. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Centro de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento. Tese de Doutorado. 2006. 269 fls.

MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975a.

MORENO, J.L. Psychodrama. Foundations of Psychotherapy Vol II. Second Edition. New York: Beacon House, 1975b.

MORENO, J. L. Psicodrama. D. Wagner, Trad. Buenos Aires: Ediciones Hormé, 1978.

PAULA, Ricardo Almeida de. A Existência segundo o[s] Qohelet[s]: a literatura bíblica em Haroldo de Campos. Revista Profissão Docente, v. 21, n. 47, p. 01-10, 2022.

PAULA, Ricardo Almeida de. Crise da Pessoa e a Crise da Educação: um estudo na perspectiva personalista de Emmanuel Mounier. Curitiba: Editora CRV, 2012.

PEREIRA, Rodrigo Acosta; RODRIGUES Rosângela Hammes. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012.

SQUIRE, Corinne. O que é narrativa? Civitas, v. 14, n. 2, p. 272-284, mai-ago 2014.

TODOROV, Tzvetan. Simbolismo e Interpretação. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

WERNER, Kelly C. Granzotto. A Intersubjetividade antes da Subjetividade na Teoria da Enunciação de Benveniste. SIGNÓTICA, v. 18, n. 2, p. 397-411, jul./dez. 2006.

Publié-e

2024-03-05

Comment citer

PAULA, R. A. de. Identidade, [e]narrativa e self semiótico – Por uma semiótica antirracista: a insustentável negação do ser-se. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 41–59, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p41. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p41. Acesso em: 22 nov. 2024.