Trabalhos didáticos, acadêmicos e difusores da língua e literatura portuguesa na Universidade de Pequim
Entrevista com Fan Xing
DOI :
https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p189Mots-clés :
Entrevista, Fan Xing, Língua e literaturaRésumé
Fan Xing é professora assistente do Departamento de Espanhol, Português e Italiano da Universidade de Pequim e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua nas áreas de literatura brasileira, estudos culturais e tradução literária. Publicou vários artigos acadêmicos em periódicos importantes, nomeadamente Foreign Literature Review (China), New Perspectives on World Literature (China) e Revista Brasileira de Literatura Comparada (Brasil). É coordenadora do projeto de pesquisa: “Os escritores brasileiros da esquerda da ‘geração de 30”, financiado pela Fundação Nacional das Ciências Sociais da China. É tradutora das seguintes obras: Tenda dos Milagres, A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, Três Contos Ilustrados e O Menino Grapiúna, de Jorge Amado; Jesusalém, de Mia Couto; Brasil: País do Futuro, de Stefan Zweig; O Demônio e a Srta. Prym, de Paulo Coelho, entre outros. Em 2019, traduziu de chinês para português, em colaboração com o Professor Francisco Foot Hardman, Viagem à América do Sul de Ai Qing, que ganhou o primeiro lugar do prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e foi um dos cinco finalistas do prêmio Jabuti na categoria “Tradução” em 2020...
[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural 2022
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.