Soumissions

Ouvrir une session ou S'inscrire pour pouvoir faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

A Pontos de Interrogação aceita artigos, resenhas, ensaios, manifestos e entrevistas sobre sua problemática experimental, a saber, estudos e conclusões que problematizem os objetos e pressupostos tanto da crítica, teoria e historiografia literárias quanto dos estudos culturais, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, entre outros, a partir de um fecundo diálogo entre o campo linguístico-literário e o das ciências humanas e ciências sociais aplicadas, cujas viradas linguístico-literárias, nestas últimas, quanto à virada cultural, no primeiro campo, têm podido estabelecer uma zona de fronteiras epistemológica, fundamental para uma crítica geral da representação, bem como para uma crítica das instituições e seus dispositivos de controle simbólico, econômico, cultural, crítica essa a favor da democracia direta e da cidadania cultural dos povos e nações despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de construção de si como sujeitos sociais e coletivos. A revista apresenta, para tanto, seis sessões: artigos, resenhas de produções recentes, resenhas de textos clássicos, ensaios híbridos, manifestos e entrevistas.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

Os artigos além de inéditos e devem ser encaminhados em arquivo formato DOC ou DOCx, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5.

As referências bibliográficas devem aparecer no sistema autor-ano-página, entre parênteses, em meio ao texto, como no modelo: (MOREIRA, 2016, p. 51). Outras informações devem vir em notas, mínimas, de rodapé. As referências completas devem constar no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do(a) autor(a) em caixa alta, prenome em caixa alta e baixa, ano de publicação entre parênteses, título do livro, edição, cidade e editora. Os artigos devem ter no mínimo dez e no máximo vinte laudas. É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nos seguintes idiomas: português e inglês ou espanhol ou francês. Precisamos também dos dados de formação, afiliação principal do(a) autor(a) e um e-mail para divulgação.

A definição do número de páginas bem como as recomendações técnicas de formatação e normalização para os artigos servem também para as resenhas e demais gêneros previstos na política de sessão.

Os artigos, resenhas, ensaios, manifestos e entrevistas, em língua inglesa, francesa e espanhola, uma vez aprovados, sua publicação fica condicionada à tradução do texto para o português, a cargo dos(as) autores(as).

 

AVALIAÇÃO CEGA PELOS PARES (DOUBLE-BLIND REVIEW)

Com a nova estruturação da equipe editorial da Pontos de Interrogação, todos os textos serão avaliados por pareceristas ad hoc mantendo-se, assim, o anonimato de proponentes e de pareceristas.

Uma vez aprovados artigos, resenhas, entrevistas, os autores, além de se comprometerem com a originalidade e conteúdo de seus textos, devem ceder à revista os direitos não exclusivos sobre eles, podendo, inclusive, disponibilizá-los à publicação em outros meios, desde que assegurada a informação de que sua primeira publicação se fez na revista. A cessão de direitos à revista ainda se estende à reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

Artigos

##section.default.policy##

Entrevistas

São textos em que questões essenciais ao foco e escopo da revista possam ser repensadas, dramatizadas, por pesquisadores, críticos, teóricos, personalidades científicas, artísticas e docentes, numa linguagem própria do gênero. Entre 10 e 20 páginas.

Resenhas

São resenhas de livros publicados nos últimos 36 meses, com posicionalidade contemporânea e não como mera expressão de um sincronismo pelo sincronismo científico e fetichista. Entre 02 e 05 páginas.

Manifestos

São textos resultantes do impacto social de uma pesquisa e suas dobras no ensino e na extensão e expressarem-se como enunciação coletiva contra uma ordem econômica, institucional, jurídica, midiática e de controle do imaginário emancipatório de coletividades e sujeitos sociais. Entre 05 a 10 páginas.

Ensaios

São textos experimentais em que as fronteiras disciplinares sejam dramatizadas e diluídas, a favor da emergência da transmutação de conceitos e metáforas e vice-versa, bem como da abertura de outros modos de expressão, outros modos de engajamento do estilo. Entre 10 e 20 páginas.

Vol. 14, nº 2 (jul-dez/2024)

Vol. 14, nº 2 (jul-dez/2024) – O trabalho aqui submetido deve corresponder à temática e ao período indicado na Chamada para contribuições e poderá ser submetido até a meia-noite de 30 de setembro de 2024.

Podem ser Artigos, Entrevistas, Resenhas, Manifestos ou Ensaios de acordo com nossas diretrizes. Utilize o espaço abaixo "Comentários ao editor" para indicar a seção que o trabalho se enquadra.

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.