Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

A Pontos de Interrogação aceita artigos, resenhas, ensaios, manifestos e entrevistas sobre sua problemática experimental, a saber, estudos e conclusões que problematizem os objetos e pressupostos tanto da crítica, teoria e historiografia literárias quanto dos estudos culturais, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, entre outros, a partir de um fecundo diálogo entre o campo linguístico-literário e o das ciências humanas e ciências sociais aplicadas, cujas viradas linguístico-literárias, nestas últimas, quanto à virada cultural, no primeiro campo, têm podido estabelecer uma zona de fronteiras epistemológica, fundamental para uma crítica geral da representação, bem como para uma crítica das instituições e seus dispositivos de controle simbólico, econômico, cultural, crítica essa a favor da democracia direta e da cidadania cultural dos povos e nações despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de construção de si como sujeitos sociais e coletivos. A revista apresenta, para tanto, seis sessões: artigos, resenhas de produções recentes, resenhas de textos clássicos, ensaios híbridos, manifestos e entrevistas.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

Os artigos além de inéditos e devem ser encaminhados em arquivo formato DOC ou DOCx, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5.

As referências bibliográficas devem aparecer no sistema autor-ano-página, entre parênteses, em meio ao texto, como no modelo: (MOREIRA, 2016, p. 51). Outras informações devem vir em notas, mínimas, de rodapé. As referências completas devem constar no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do(a) autor(a) em caixa alta, prenome em caixa alta e baixa, ano de publicação entre parênteses, título do livro, edição, cidade e editora. Os artigos devem ter no mínimo dez e no máximo vinte laudas. É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nos seguintes idiomas: português e inglês ou espanhol ou francês. Precisamos também dos dados de formação, afiliação principal do(a) autor(a) e um e-mail para divulgação.

A definição do número de páginas bem como as recomendações técnicas de formatação e normalização para os artigos servem também para as resenhas e demais gêneros previstos na política de sessão.

Os artigos, resenhas, ensaios, manifestos e entrevistas, em língua inglesa, francesa e espanhola, uma vez aprovados, sua publicação fica condicionada à tradução do texto para o português, a cargo dos(as) autores(as).

 

AVALIAÇÃO CEGA PELOS PARES (DOUBLE-BLIND REVIEW)

Com a nova estruturação da equipe editorial da Pontos de Interrogação, todos os textos serão avaliados por pareceristas ad hoc mantendo-se, assim, o anonimato de proponentes e de pareceristas.

Uma vez aprovados artigos, resenhas, entrevistas, os autores, além de se comprometerem com a originalidade e conteúdo de seus textos, devem ceder à revista os direitos não exclusivos sobre eles, podendo, inclusive, disponibilizá-los à publicação em outros meios, desde que assegurada a informação de que sua primeira publicação se fez na revista. A cessão de direitos à revista ainda se estende à reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

Artigos

##section.default.policy##

Entrevistas

São textos em que questões essenciais ao foco e escopo da revista possam ser repensadas, dramatizadas, por pesquisadores, críticos, teóricos, personalidades científicas, artísticas e docentes, numa linguagem própria do gênero. Entre 10 e 20 páginas.

Resenhas

São resenhas de livros publicados nos últimos 36 meses, com posicionalidade contemporânea e não como mera expressão de um sincronismo pelo sincronismo científico e fetichista. Entre 02 e 05 páginas.

Manifestos

São textos resultantes do impacto social de uma pesquisa e suas dobras no ensino e na extensão e expressarem-se como enunciação coletiva contra uma ordem econômica, institucional, jurídica, midiática e de controle do imaginário emancipatório de coletividades e sujeitos sociais. Entre 05 a 10 páginas.

Ensaios

São textos experimentais em que as fronteiras disciplinares sejam dramatizadas e diluídas, a favor da emergência da transmutação de conceitos e metáforas e vice-versa, bem como da abertura de outros modos de expressão, outros modos de engajamento do estilo. Entre 10 e 20 páginas.

Vol. 14, nº 2 (jul-dez/2024)

Vol. 14, nº 2 (jul-dez/2024) – O trabalho aqui submetido deve corresponder à temática e ao período indicado na Chamada para contribuições e poderá ser submetido até a meia-noite de 30 de setembro de 2024.

Podem ser Artigos, Entrevistas, Resenhas, Manifestos ou Ensaios de acordo com nossas diretrizes. Utilize o espaço abaixo "Comentários ao editor" para indicar a seção que o trabalho se enquadra.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.