A história do tempo presente nos musicais de Jonathan Larson

notas para uma encenação em aliança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p37

Palabras clave:

Teatro Musical, Tick, Tick … Boom!, Rent, História do tempo presente

Resumen

O artigo contribui para a memória do teatro musical ao se debruçar sobre a produção de Jonathan Larson (1960-1996), compositor, letrista e dramaturgo americano que, além de ter atualizado o segmento de teatro musical, tornou o debate sobre seus espetáculos, especialmente Tick, Tick … Boom! e Rent, inevitáveis e culturalmente necessários. Com foco na História do Tempo Presente, que inclui construções interpretativas de fenômenos culturais caras ao debate contemporâneo em diálogo interdisciplinar com processos culturais que tiveram, ou têm, lugar, mais especificamente a partir da segunda metade do século XX e início do século XXI, o artigo em termos de conclusão reforça a mensagem de Larson, que o amor cura, seja porque pode ajudar a prolongar a vida de quem vive com uma doença ou porque pode melhorar a vida cotidiana de quem não está infectado com uma doença terminal.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Ator, pesquisador da ATeliê voadOR Teatro e do NuCuS/UFBA. É doutorando da Linha Cultura e Artes do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

José Roberto Severino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Associado da Faculdade de Comunicação e Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). É pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT e do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC).

Citas

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARDOSO, Adriana Barea; FERNANDES, Angelo José; CARDOSO-FILHO, Cassio. Breve história do Teatro Musical no Brasil, e compilação de seus títulos. Revista Música Hodie, Goiânia, v.16 – n.1, pp. 29-44, 2016.

COLLIS, Jonathon. Boho Days: The Wider Works of Jonathan Larson. Sheffield: Jonathon Collis, 2018.

EDELSTEIN, Leonard. Regional Theater Board of Directors. Performing Arts Review. vol. 1, ed. 3, pp. 437-444, 1970.

ERBER, Laura. O artista improdutivo. Belo Horizonte: Âyiné, 2021.

EVERETT, William. A.; LAIRD, Paul R. The Cambridge Companion to the Musical. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

GLISSANT, Édouard. Pela opacidade. Revista Criação & Crítica, nº 1, pp. 53-55, 2008.

GRADY, Constance. The intertwined legacies of Jonathan Larson and Lin-Manuel Miranda. Fonte: Vox. Disponível em: https://www.vox.com/culture/22787502/tick-tick-boom-lin-manuel-miranda-jonathan-larson. Acesso em: 19 de nov de 2021.

HARTOG, François. Regimes de historicidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. HOFFMANN, F. Quem foi Jonathan Larson, personagem de Andrew Garfield em Tick, Tick… Boom? Fonte: Odisseia. Disponível em: https://aodisseia.com/jonathan-larson-tick-tick-boom-filme-netflix. Acesso em: 20 de nov de 2021.

ISHERWOOD, Charles. 525, 600 Minutes to Preserve. Fonte: New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2008/09/21/theater/21ishe.html. Acesso em: 21 de set de 2008.

KACZOROWSKI, Craig. Larson, Jonathan (1960-1996). Fonte: Encyclopedia GLBTQ. Disponível em: http://www.glbtqarchive.com/arts/larson_jonathan_A.pdf. 2015.

KOSELLECK, Reinhart; GUMBRECHT, Hans Ulrich; RODRIGUES, Thamara de Oliveira (org.). Uma latente filosofia do tempo. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. São Paulo: Tese. Faculdade de Educação. USP, 2004.

MILLER, Scott. Rebels with Applause: Broadway’s Groundbreaking Musicals. Portsmouth, NH: Heinemann, 2001.

OLIVEIRA, Lívia Sudare de. Rent: nenhum dia além de hoje. pp. 174-182, 2011.

OSORIO, Luiz Camillo. Querelas que interessam: Forensic Architecture e os paradoxos da arte e da política. Cadernos de Estética Aplicada, jul-dez, pp. 71-91, 2020.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. Jacó Guinsbusrg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PICON-VALLIN, Beatrice. A cena em ensaios. Trad. Fátima Saadi, Cláudia Fares, Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PRECIADO, Paul. B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas 19 (1), pp. 11-20, 2011.

RAMET, Geran Weil. A History and assessment of Jonathan Larson’s Rent. Kansas City, Missouri: University of Missouri-Kansas City, 2020.

RICH, Frank. East Village Story. Fonte: New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/1996/03/02/opinion/journal-east-village-story.html. Acesso em: 2 de mar de 1996.

RIEDEL, Michael. Singular Sensation: The Triumph of Broadway. Nova Iorque: Avid Reader Press / Simon, Schuster, 2021.

SCHULMAN, Michael. The New Yorker Interview . Fonte: Lin-Manuel Miranda Goes in Search of Lost Time. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/the-new-yorker-interview/lin-manuel-miranda-goes-in-search-of-lost-time. Acesso em: 14 de nov de 2021.

SOTO, Cesar. G1. Fonte: Pop & Arte. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2021/11/19/tick-tick-boom-e-homenagem-sincera-entre-criadores-de-classicos-musicais-da-broadway-g1-ja-viu.ghtml. Acesso em: 19 de nov de 2021.

TOMMASINI, Antony. The Seven-Year Odyssey That Led to Rent. Fonte: New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/1996/03/17/theater/theather-the-seven-year-odyssey-that-led-to-rent.html. Acesso em: 17 de mar de 1996.

XAVIER, Rodrigo César do Nascimento. Da poética das lágrimas a uma poética do riso: de Aristóteles ao one-man show. Natal: PPG de Artes Cêncicas, UFRN, 2012.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

WOYDA, D.; SEVERINO, J. R. A história do tempo presente nos musicais de Jonathan Larson: notas para uma encenação em aliança. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 37–53, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p37. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p37. Acesso em: 23 nov. 2024.