Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos

Autores/as

  • Carla Luzia Carneiro Borges

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v2i2.1551

Resumen

Resumo

Discute-se a prática docente com textos, refletindo sobre seu impacto na construção de identidades na sala de aula. O trabalho fundamenta-se nas noções de letramento dos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984); de identidade (Hall, 2003); de texto/discurso (Bakhtin, 1997; 2004) e de leitura/escritura (De Certeau, 2008a; 2008b). Proponho um exercício de leitura de produções escritas de duas escolas Riachão do Jacuípe/Ba, as quais passam por formação continuada de professores com base na Pedagogia de Paulo Freire (projeto CAT/UEFS/MOC).

Palavras-chave

Letramento. Identidade. Texto/discurso.


 

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Publicado

2015-09-27

Cómo citar

CARNEIRO BORGES, C. L. Letramento escolar e identidade: discutindo a prática docente com textos. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 2, p. 38–52, 2015. DOI: 10.30620/p.i.v2i2.1551. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1551. Acesso em: 22 dic. 2024.