A afetividade e o ensino de língua inglesa para crianças na primeira infância sob a ótica de uma professora em início de carreira
uma análise narrativa
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v12n1.p155Palabras clave:
Filtro Afetivo, Aquisição, Língua Inglesa, Pesquisa narrativaResumen
Este trabalho apresenta um estudo de cunho narrativo sobre a adoção de estratégias de afetividade no ensino de língua inglesa para crianças na primeira infância com idades entre 2 a 4 anos. A partir da proposta de autorreflexão narrativa feita a uma professora em início de carreira, o texto analisa a trajetória inicial percorrida pela docente ao assumir a função de professora de inglês em um contexto de rejeição e tensão causadas pela substituição da professora anterior. Com o objetivo de analisar o papel da afetividade nos processos de adaptação dos alunos e da professora em sua primeira experiência didática com essa faixa etária, adotamos como pressuposto teórico para as análises a hipótese do filtro afetivo proposta por Krashen (1984). Os resultados mostraram que após a quebra de barreiras como a alta ansiedade e a baixa autoconfiança, a professora percebia que as crianças se sentiram mais confortáveis com a substituição assim como mais motivadas em produzir na língua alvo em conversas cotidianas entre eles e no ambiente doméstico.
[Recebido em: 21 mai. 2022 – Aceito em: 18 jun. 2022]
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