Narrativas de formação continuada em territórios de fragilidades tecendo teias de saberes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p163

Palabras clave:

Dialogia-Narrativa, Formação Continuada, Centro Dia para Idosos, Reconhecimento

Resumen

A formação continuada e a pesquisa na perspectiva interdisciplinar, utilizando a metodologia dialógico-narrativa no tema do envelhecimento humano, tem sido nossa experiência nos últimos 20 anos. Apresentamos as bases teóricas metodológicas e os procedimentos didáticos de projeto de educação continuada e pesquisa para grupo inter profissional, que atua em Centro-Dia para Idosos (CDI) da cidade de São Paulo, composto por psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeira e terapeuta ocupacional, além de 10 cuidadores de nível médio1. Destacamos aqui as premissas e reflexões do processo formativo, no qual o grupo foi acompanhado por 8 docentes de áreas do conhecimento e experiências variadas, visando o processo de formação dialógica interdisciplinar, especialmente capacitados para este projeto. No espaço do Centro Dia para Idosos (CDI), localizado na comunidade Paraisópolis, articulam-se múltiplas fragilidades, das quais se destacam: as próprias ao território no qual está instalado; as do público-alvo do serviço – idosos e seus familiares –, somado ao desafio suplementar de prosseguir o projeto no período pandêmico (2020-2021). Indicamos, neste contexto, suas premissas: vincular as narrativas profissionais e pessoais às dimensões sócio antropológicas da experiência humana, por meio dos conhecimentos formais e das experiências vividas no binômio vida-trabalho e que, narradas e partilhadas, possam abrir caminho do reconhecimento de si e da equipe de trabalho no território; acrescida na adequação ao formato remoto, no período pandêmico (2020-2021), visando manter o espírito da metodologia dialógico-narrativa que o anima, passando do convívio presencial para o virtual.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Maria Antonieta Tordino BRANDÃO, Universidade de São Paulo - USP

Pedagoga – USP. Mestre e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia. PUC/SP; pós-doc em Gerontologia Social. PUC/SP. Docente e Pesquisadora CNPq do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE) PUC/SP; Editora da Revista Longeviver; Coordenadora pedagógica do Espaço Longeviver.

Beltrina CÔRTE, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Jornalista com Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, Longevidade, Envelhecimento e Comunicação. CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Citas

AUGÉ, Marc; COLLEYN, Jean-Paul. L´ Anthropologie. Paris: PUF, 2012.

BRANDÃO, Vera. Viver bem para longeviver melhor. Revista Portal de Divulgação (São Paulo), 34, Ano III, jul. 2013. ISSN 2178-3454. Disponível em: www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista. Acesso em: 11 maio 2014.

BRANDÃO, Vera; CÔRTE, Beltrina; FAZENDA, Ivani. A Interdisciplinaridade na Gerontologia Social. Revista Interdisciplinaridade. 2015, n. 7. p. 61-70. ISSN 2179-0094.Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/25067. Acesso em: 13 maio 2019.

BRANDÃO, Vera. Caminhos do Saber: Reflexão. Revista Interdisciplinaridade. 2015, p. 47-55. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/view/25481. Acesso em: 15 mar. 2016.

BRANDÃO, Vera; CÔRTE, Beltrina.; SILVA, Ademir. A importância dos NCIs para o longeviver na cidade. Portal do Envelhecimento (2017). Disponível em: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/importancia-dos-ncis-para-selongeviver-em-sao-paulo. Acesso em: 20 out. 2018.

BRANDÃO, Vera; CÔRTE, Beltrina. A Cultura do Longeviver e a Curadoria do Saber. In. Barroso, A. S.; Hoyos, A.; Salmazo-Silva, H.; Fortunato, I. (Org.). Diálogos Interdisciplinares do Envelhecimento. São Paulo: Edições Hipótese, 2019.

CÔRTE, Beltrina; BRANDÃO, Vera. Longevidade Avançada-A reinvenção do tempo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 213-241, 2018. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p213-241

CÔRTE, Beltrina; BRANDÃO, Vera. Territórios de Fragilidades: Envelhecimento e Políticas Públicas – um projeto de educação continuada. Rev. Public Sciences & Policies. Ciências e Políticas Públicas, Portugal. v. 6, n. 2, 2020.

BRETON, Hervé; CUNHA, Daysi Moreira. O Inquérito sobre o conhecimento no trabalho: entre a atividade narrativa e os processos dialógicos. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp. , Salvador, v. 28, n. 56, p. 56-69, set./dez. 2019.

D’ANDREA, Tiaraju. Real Panorama da Polis: Conflitos na Produção do Espaço em Favelas localizadas em bairros da elite de São Paulo. In PÓS v. 19, n. 31, p. 44. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, junho 2012. ISSN: 1518-9554

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação. Figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN: São Paulo: Paulus, 2008.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 2001.

FAZENDA, Ivani. (Org.) Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001a.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Ministério do Meio Ambiente, 2006.

JAPIASSU, Hilton. A Crise das Ciências Humanas. In: Fazenda (Org.). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. São Paulo: Papirus, 1995.

JAPIASSU, Hilton. Desistir de Pensar? Nem Pensar! São Paulo: Letras & Letras, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (31. ed.) 2005.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Revista da Faculdade de Educação – USP, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul/dez.1999.

JOSSO, Marie-Christine. “Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócioculturais e projetos de vida programados na invenção de si”. In Souza, E.C; Abrahão, M.H. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, p. 7-13.

LARROSA, Jorge. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002, n. 19.

LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Editora Autêntica 2015.

LENOYR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. In: Fazenda, I (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2001, p. 45-75.

MATURANA, Humberto; VARELLA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. São Paulo: Editora Palas Athena, 2001.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MORAN, José. Educando para uma vida mais plena. 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2017/04/educando_vida.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

RICOUER, Paul. Percurso do Reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

SANTOS SILVA, Thaís. Evidências de Desigualdade Social em Significações Simbólicas: O caso de crianças de Paraisópolis e Morumbi (SP). Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, PUC/ São Paulo, 2020.

SCHON, Donald. Educando o Profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2007.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

BRANDÃO, V. M. A. T.; CÔRTE, B. Narrativas de formação continuada em territórios de fragilidades tecendo teias de saberes. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 163–187, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p163. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14388. Acesso em: 23 nov. 2024.