A contribuição dos coletivos teatro experimental do negro e frente negra brasileira para a educação popular e EJA

Authors

  • Bruna Rocha Ferraz
  • Gilberto Luiz Lima Barral

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4496

Abstract

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, na qual se buscou brevemente extrair algumas características da educação popular em experiências educacionais de entidades negras, nos primeiros anos da república brasileira. O texto dialoga com as contribuições dos autores Cruz (2005), Romão (2005), Silva e Araújo (2005), Araújo (2007), e Brandão (2009), dentre outros (as). Considerando as experiências de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva da educação popular de matriz afro-brasileira, conclui-se pela necessidade de estudos mais focalizados no tema, dada a relevância da produção de conhecimento e saberes por entidades negras (Teatro Experimental do Negro e Frente Negra Brasileira), que em muito enriqueceram a própria história da educação popular.

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Published

2018-03-02

How to Cite

FERRAZ, B. R.; BARRAL, G. L. L. A contribuição dos coletivos teatro experimental do negro e frente negra brasileira para a educação popular e EJA. Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 75–86, 2018. DOI: 10.30620/p.i.v7i2.4496. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4496. Acesso em: 22 dec. 2024.