Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica

Autores

  • Úrsula Cunha Anecleto
  • Josimara Divino Oliveira Miranda

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v6i2.3295

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos, Narrativa fílmica

Resumo

Este artigo discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o gênero narrativa fílmica. Para isso, partiu-se da concepção de eventos de letramento e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos presentes nas práticas discursivas do mundo moderno, de forma multimodal, a partir da interação entre imagem, texto, sons e outros elementos que constituem as interações cotidianas. Nessa perspectiva, o ato de ler e de produzir textos orais e escritos é resultado da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos. 

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

ANECLETO, Úrsula C.; MIRANDA, J. D. O. Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 67–80, 2017. DOI: 10.30620/p.i.v6i2.3295. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295. Acesso em: 29 mar. 2024.