Representações sobre oralidade e escrita na tradição africana e sua presença/ausência na formação educacional brasileira

Autores

  • Débora Cristina de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v5i2.2172

Resumo

São diversos estudos sobre oralidade e escrita que atribuíram à segunda condição de superioridade à segunda. Nessa lógica, a escrita seria capaz de desenvolver habilidades cognitivas mais abstratas que a oralidade. No caso do Brasil, a oralidade associada à cultura africana é apresentada nessa mesma lógica inferiorizante, refletindo tal processo na formação escolar. Torna-se imprescindível uma reflexão sobre a necessidade de valorização de culturas com fortes marcas da oralidade e a superação de um modelo curricular eurocêntrico.


Palavras-chave: Oralidade e escrita. Hierarquização. Tradição oral africana. Griots.

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

DE ARAUJO, D. C. Representações sobre oralidade e escrita na tradição africana e sua presença/ausência na formação educacional brasileira. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 161–175, 2016. DOI: 10.30620/p.i.v5i2.2172. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/2172. Acesso em: 20 abr. 2024.