Letramento digital e cultura tecnológica: uma apropriação escolar urgente
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v2i2.1552Abstract
Resumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre o letramento digital no interior das práticas de letramento sociais. Discute-se sobre a exigência deste novo tipo de letramento no interior de uma sociedade que já vive sobre a égide da cultura escrita. Dessa forma, tanto os professores como os alunos, enquanto sujeitos sociais, necessitam dominar os recursos necessários à sobrevivência e inserção cidadã, numa cultura que é, ao mesmo tempo, alfabeticamente e digitalmente letrada. Procura-se defender a apropriação das TIC em sala de aula não como artifício meramente técnico e metodológico que visa deixar a aula mais atraente aos alunos, mas, sobretudo, pensar no uso dos diversos gêneros digitais na escola visando à formação letrada digital do aluno, que envolve não apenas o domínio técnico, mas, sobretudo, uma leitura e uso críticos dos textos digitais que povoam a vida dos sujeitos que dela se utilizam.
Palavras-chave
Letramento digital. Cibercultura. Ensino.
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