Comparações das Culturas Entre o Ano Novo Chinês e o Natal Ocidental
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p139Palavras-chave:
Ano Novo Chinês. Natal. Cultura chinesa e ocidental. Comparativo.Resumo
Os festivais são dias do ano que recebem um significado sociocultural especial e se Intercalam entre as rotinas diárias; são uma exibição concentrada da vida colorida das pessoas e um resumo e extensão da política, economia, cultura e religião de várias regiões, grupos étnicos e países. A China é um país com um vasto território e muitos grupos étnicos, e tem produzido Inúmeros festivais ao longo da sua história. O Ano Novo Chinês é uma delas. O Ano Novo Chinês é um festival nacional que é claramente representativo da sociedade chinesa contemporânea, é também chamado Festival da Primavera. Em contraste, o Natal no Ocidente é diferente. O Natal no Ocidente é egocêntrico, exalta a Individualidade, e mostra mais Interatividade, participação da multidão, e emoções carnavalescas apaixonadas das pessoas. Este documento foca principalmente as origens do festival tradicional Ano Novo Chinês e Western Christmas, e analisa as semelhanças e diferenças entre os dois festivais dos aspetos dos elementos do festival, costumes do festival, conotações culturais do festival e funções do festival, bem como revela as razões de tais diferenças, a fim de nos ajudar a alcançar melhor a comunicação transcultural.
Downloads
Referências
Cantwell, Robert (1991): “Conjuring Culture: Ideology and Magic In the Festival of American Folklife”. In: The Journal of American Folklore Vol. 104, No. 412 (Spring, 1991). Published By: American Folklore Society. 148-163.
Cunha, Isabel Ferin (2015): “Cultura: algumas definições”. In: Comunicação e Culturas do Quotidiano. edição: Quimera, janeiro de 2010.
He, Xing Liang (2013): Characteristics and functions of Chinese New Year culture. Journal of Central University for Nationalities. 2013 2º.
Pires, Maria Laura Bettencourt (2006): “O Conceito de Cultura”. In: Teorias da Cultura. Edição: Universidade Católica Editora.
Sarmento, Clara (2015): “Noções de cultura para os Estudos Interculturais”. In: Estudos Interculturais Aplicados. Edição em Português: Vida Económica.
Shi, Yun Tao (2009): Introduction to Traditional Chinese Culture. Xueyuan Publishing House: Beijing.
Taylor, Jodie (2014): The Festivalization Of Culture. Edição: TAYLOR & FRANCIS LTD. Wang, Juan (2002): Introduction to Folklore. Beijing University Press: Beijing.
Wang, Wen Zhang (2010): Traditional Chinese Festivals. Central Compilation and Publishing House: Beijing.
Xu, Jie Shun (1998): Han Chinese Folk Customs. Central University for Nationalities Press: Beijing.
Xu, Xing Yan (2004): Comparison of Chinese and Western cultures. Beijing University Press: Beijing.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.