As Mimosas da Praça Tiradentes

estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p91

Palavras-chave:

Teatro Musical, Musical, Queer, Subjetividades

Resumo

Este artigo apresenta uma breve contextualização do teatro musical e seu poder transformador, do gênero revista – identificado como um gênero de cunho popular, discriminado pela “elite intelectual”, porém de forte estabelecimento na produção nacional brasileira. Assim, nos debruçamos nas formas e representações pelas quais a produção queer no teatro musical brasileiro, pode transcender aos marcadores paradigmáticos de gênero e sexualidade estabelecidos, e servir como espaço de reflexão crítica, local de identificação, produção e reconhecimento para os sujeitos dissidentes. Buscamos refletir, mesmo que preliminarmente, sobre o alcance e as limitações das póeticas e estéticas queerness no espetáculo As Mimosas da Praça Tiradentes, enquanto estratégia de mudança social, visibilidade, potencial mercadológico e estimulador de saberes, sensibilidades e afetos.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

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Biografia do Autor

Marcelo Nogueira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Bolsa de Pesquisa da PAPESB. Mestre em Musicologia (UFRJ). Ator, cantor e produtor cultural.

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Canções citadas

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

NOGUEIRA, M. As Mimosas da Praça Tiradentes: estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 91–110, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p91. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p91. Acesso em: 10 maio. 2024.