As Mimosas da Praça Tiradentes
estratégias, poéticas e estéticas queer para um teatro musical brasileiro de mercado
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p91Palavras-chave:
Teatro Musical, Musical, Queer, SubjetividadesResumo
Este artigo apresenta uma breve contextualização do teatro musical e seu poder transformador, do gênero revista – identificado como um gênero de cunho popular, discriminado pela “elite intelectual”, porém de forte estabelecimento na produção nacional brasileira. Assim, nos debruçamos nas formas e representações pelas quais a produção queer no teatro musical brasileiro, pode transcender aos marcadores paradigmáticos de gênero e sexualidade estabelecidos, e servir como espaço de reflexão crítica, local de identificação, produção e reconhecimento para os sujeitos dissidentes. Buscamos refletir, mesmo que preliminarmente, sobre o alcance e as limitações das póeticas e estéticas queerness no espetáculo As Mimosas da Praça Tiradentes, enquanto estratégia de mudança social, visibilidade, potencial mercadológico e estimulador de saberes, sensibilidades e afetos.
[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]
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