A história do tempo presente nos musicais de Jonathan Larson

notas para uma encenação em aliança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p37

Palavras-chave:

Teatro Musical, Tick, Tick … Boom!, Rent, História do tempo presente

Resumo

O artigo contribui para a memória do teatro musical ao se debruçar sobre a produção de Jonathan Larson (1960-1996), compositor, letrista e dramaturgo americano que, além de ter atualizado o segmento de teatro musical, tornou o debate sobre seus espetáculos, especialmente Tick, Tick … Boom! e Rent, inevitáveis e culturalmente necessários. Com foco na História do Tempo Presente, que inclui construções interpretativas de fenômenos culturais caras ao debate contemporâneo em diálogo interdisciplinar com processos culturais que tiveram, ou têm, lugar, mais especificamente a partir da segunda metade do século XX e início do século XXI, o artigo em termos de conclusão reforça a mensagem de Larson, que o amor cura, seja porque pode ajudar a prolongar a vida de quem vive com uma doença ou porque pode melhorar a vida cotidiana de quem não está infectado com uma doença terminal.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

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Biografia do Autor

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Ator, pesquisador da ATeliê voadOR Teatro e do NuCuS/UFBA. É doutorando da Linha Cultura e Artes do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

José Roberto Severino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor Associado da Faculdade de Comunicação e Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). É pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT e do Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC).

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

WOYDA, D.; SEVERINO, J. R. A história do tempo presente nos musicais de Jonathan Larson: notas para uma encenação em aliança. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 37–53, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p37. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p37. Acesso em: 7 maio. 2024.