A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p149Palavras-chave:
ATeliê voadOR Teatro, Dramaturgia monstruosa, Monster studies, Teatro contemporâneoResumo
Neste artigo, a peça teatral “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”, encenada pela ATeliê voadOR Teatro, em 2022, é lida sob a perspectiva da monstruosidade, cuja característica principal consiste na reunião de vários elementos por justaposição, tornando a peça, não apenas a soma desses elementos, mas algo novo, desconhecido, ainda sem nome e resistente à descrição. A partir de “A cultura dos monstros: sete teses (2000), de Jerome Cohen – não o primeiro esforço, mas uma espécie de fundação para a criação do monster studies – procuramos pensar que a dramaturgia monstruosa, pode ser entendida como um método empírico interdisciplinar de produção dramatúrgica decolonial e contrahistórica que questiona estruturas e papéis sociais percebidos não apenas como normais, mas como forças naturais da vida.
[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]
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