A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p149

Palavras-chave:

ATeliê voadOR Teatro, Dramaturgia monstruosa, Monster studies, Teatro contemporâneo

Resumo

Neste artigo, a peça teatral “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”, encenada pela ATeliê voadOR Teatro, em 2022, é lida sob a perspectiva da monstruosidade, cuja característica principal consiste na reunião de vários elementos por justaposição, tornando a peça, não apenas a soma desses elementos, mas algo novo, desconhecido, ainda sem nome e resistente à descrição. A partir de “A cultura dos monstros: sete teses (2000), de Jerome Cohen – não o primeiro esforço, mas uma espécie de fundação para a criação do monster studies – procuramos pensar que a dramaturgia monstruosa, pode ser entendida como um método empírico interdisciplinar de produção dramatúrgica decolonial e contrahistórica que questiona estruturas e papéis sociais percebidos não apenas como normais, mas como forças naturais da vida.

[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]

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Biografia do Autor

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Investigador Colaborador do ILCML, da Universidade do Porto (Portugal), é diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br). É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

THÜRLER, D. A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 149–164, 2023. DOI: 10.30620/pdi.v13n3.p149. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n3p149. Acesso em: 28 abr. 2024.