O corpo da página
saberes decoloniais em três publicações de dramaturgia
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p125Palavras-chave:
Publicação de dramaturgia, Decolonização do saber, Pós-livro, OralituraResumo
O estudo pretende refletir sobre a possibilidade de decolonização do livro a partir das reflexões construídas por Françoise Vergès, Leda Maria Martins e Hélène Cixous, articulando noções como pós-museu, oralitura e escrita das mulheres. As reflexões se apresentam como base para análise de três publicações de dramaturgia: Vaga Carne de Grace Passô, MÃE ou Eu também não Gozei de Letícia Bassit e Manifesto Transpofágico de Renata Carvalho. Ressaltando a inscrição do corpo nas páginas das dramaturgias, o artigo sugere a proposição de um pós-livro para contemplar as criações dessas artistas.
[Recebido em: 15 jul. 2023 – Aceito em: 25 out. 2023]
Downloads
Referências
AUSTIN, John. Quando Dizer é Fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BASSIT, Leticia. Mãe ou Eu também não gozei. São Paulo: Claraboia, 2022.
CARVALHO, Renata. Manifesto Transpofágico. São Paulo: Casa 1: Editora Monstra, 2021.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
ILUSTRÍSSIMA CONVERSA: Estados e partidos são colonialistas. Entrevistado: Antonio Bispo dos Santos. Entrevistador: Eduardo Sombini. Folha de São Paulo, 19 ago. 2023. Podcast. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2023/08/estado-e-partidos-sao-colonialistas-diz-quilombola-antonio-bispo.shtml. Acesso em: 19 de agosto de 2023.
MARQUES, Ana Martins; JORGE, Eduardo. Como se fosse a casa (uma correspondência). Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras (Santa. Maria). Santa Maria, v, 25, p. 55-71, 2003.
NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Trad. Ângela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
PASSÔ, Grace. Vaga carne. Belo Horizonte: Javali. 2018.
ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago e manifesto da poesia pau-brasil. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2023.
VERGÈS, Françoise. Decolonizar o Museu: Programa de Desordem Absoluta. São Paulo: UBU Editora, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.