Entre a formação de educadores químicos e as histórias de vida
paralelismos na trajetória da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p83Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Química, Histórias de vidaResumo
O encontro com a profissão docente acontece ao longo da jornada enquanto estudante. Os caminhos seguintes são peculiares às vivências de cada docente, pois se entrelaçam com as escolhas e os acontecimentos das histórias de vida. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a trajetória de vida de uma estudante e, posteriormente de uma professora, com o cenário descrito na literatura sobre as características do ensino de Química e da formação docente. Este estudo de cunho qualitativo, assentado nas narrativas de história de vida, foi fruto de um recorte de uma dissertação de mestrado. Para tanto, os acontecimentos foram descritos por fases da vida da biografada, desde as experiências estudantis, passando pela formação durante a graduação, a pós-graduação e sua atuação docente. Ao longo do texto, observou-se similaridades das situações descritas com circunstâncias abordadas por autores que tratam da formação de professores de Química. Ademais, os elementos analisados demonstram uma resistência às mudanças no cenário da formação de professores no decorrer dos anos, fator que influencia numa manutenção do círculo vicioso de deficiências na formação docente e consequentemente na aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que o compartilhamento de experiências por meio dos estudos autobiográficos contribui para reflexões acerca do cenário de formação de professores de Química, bem como para facilitar uma identificação de outros professores, os quais porventura tenham vivenciado algo semelhante.
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