Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.30620/p.i..v6i2.3295Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos, Narrativa fílmicaResumo
Este artigo discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o gênero narrativa fílmica. Para isso, partiu-se da concepção de eventos de letramento e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos presentes nas práticas discursivas do mundo moderno, de forma multimodal, a partir da interação entre imagem, texto, sons e outros elementos que constituem as interações cotidianas. Nessa perspectiva, o ato de ler e de produzir textos orais e escritos é resultado da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.