Signos do cuidado

narrativas de professores frente aos impactos da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p291

Palavras-chave:

Narrativas, Docentes, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende analisar os impactos causados na vida do docente nesse período de pandemia, que o levou a inserir-se de forma abrupta no desconhecido mundo digital, partindo de suas próprias narrativas. Para melhor evidenciar a situação, trazemos para o texto depoimentos de dois professores de Língua Portuguesa que declaram os seus desafios e expectativas na condução do trabalho de leitura e escrita em salas remotas. Para uma eficaz consecução metodológica, foram utilizados instrumentos bibliográficos e documentos narrativos dos referidos professores de Língua Portuguesa que atuam respectivamente na educação básica e na educação superior. E como base referencial, Boaventura de Souza Santos, Walter Mignolo, Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rildo Cosson, Annie Rouxel, Paul Ricoeur, entre outros.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL. Este texto é referente a parte da pesquisa do Estagio Pós-doutoral realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS na área de Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Magno Santos Gomes em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/UNEB.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020. (E-book).

ALMEIDA, Jorge. Hegemonia e a construção de consensos das políticas públicas Neoliberais no Brasil. In: ANDRADE, Eliziário Souza; SILVA, Francisca de Paula Santos da. Estado e Políticas Públicas: a construção do consenso neoliberal. Salvador: Eduneb, 2012.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura e escrita na escola neoliberal: um caminho a ser conquistado na Educação Brasileira. In: Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

DIAS, Ana Crelia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). In: Revista Cerrados. Volume 25, N. 42, 2016.

GIZNBURG, Jaime. O ensino de literatura como fantasmagoria. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 1, p. 209-222, 2012.

MOLINA, Luis Bonilla. Coronavirus, nuevas profesiones y máquina educativa newtoniana. https://www.aporrea.org. 07/04/2020.

MIGNOLO, Walter. Coronavirus: el Estado y los signos de um cambio de época. Acesso pelo site: https://lavaca.org/notas. Publicado em 14/06/2020.

PICARD. Michel. La lecture comme jeu. Paris: Minuit. 1986.

RICCOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 2007.

ROUXEL, Annie. Ousar ler a partir de si: desafios epistemológicos, éticos e didáticos da leitura subjetiva. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020. (E-book).

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo, Cortez, 2005.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

TONETTO, Milene Consenso. Ética global, direitos humanos e a pandemia da Covid-19. In: REICH, Evânia; BORGES, Maria de Lourdes; XAVIER, Raquel Cipriani. (Org.). Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Néfiponline, 2020. (E-book).

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CRUZ, M. de F. B. da. Signos do cuidado: narrativas de professores frente aos impactos da pandemia. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 291–312, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p291. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14394. Acesso em: 29 mar. 2024.