Signos do cuidado

narrativas de professores frente aos impactos da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p291

Palavras-chave:

Narrativas, Docentes, Pandemia

Resumo

Este artigo pretende analisar os impactos causados na vida do docente nesse período de pandemia, que o levou a inserir-se de forma abrupta no desconhecido mundo digital, partindo de suas próprias narrativas. Para melhor evidenciar a situação, trazemos para o texto depoimentos de dois professores de Língua Portuguesa que declaram os seus desafios e expectativas na condução do trabalho de leitura e escrita em salas remotas. Para uma eficaz consecução metodológica, foram utilizados instrumentos bibliográficos e documentos narrativos dos referidos professores de Língua Portuguesa que atuam respectivamente na educação básica e na educação superior. E como base referencial, Boaventura de Souza Santos, Walter Mignolo, Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rildo Cosson, Annie Rouxel, Paul Ricoeur, entre outros.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL. Este texto é referente a parte da pesquisa do Estagio Pós-doutoral realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS na área de Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Magno Santos Gomes em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/UNEB.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

CRUZ, M. de F. B. da. Signos do cuidado: narrativas de professores frente aos impactos da pandemia. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 291–312, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p291. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14394. Acesso em: 4 nov. 2024.