Narrativas de formação continuada em territórios de fragilidades tecendo teias de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p163

Palavras-chave:

Dialogia-Narrativa, Formação Continuada, Centro Dia para Idosos, Reconhecimento

Resumo

A formação continuada e a pesquisa na perspectiva interdisciplinar, utilizando a metodologia dialógico-narrativa no tema do envelhecimento humano, tem sido nossa experiência nos últimos 20 anos. Apresentamos as bases teóricas metodológicas e os procedimentos didáticos de projeto de educação continuada e pesquisa para grupo inter profissional, que atua em Centro-Dia para Idosos (CDI) da cidade de São Paulo, composto por psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeira e terapeuta ocupacional, além de 10 cuidadores de nível médio1. Destacamos aqui as premissas e reflexões do processo formativo, no qual o grupo foi acompanhado por 8 docentes de áreas do conhecimento e experiências variadas, visando o processo de formação dialógica interdisciplinar, especialmente capacitados para este projeto. No espaço do Centro Dia para Idosos (CDI), localizado na comunidade Paraisópolis, articulam-se múltiplas fragilidades, das quais se destacam: as próprias ao território no qual está instalado; as do público-alvo do serviço – idosos e seus familiares –, somado ao desafio suplementar de prosseguir o projeto no período pandêmico (2020-2021). Indicamos, neste contexto, suas premissas: vincular as narrativas profissionais e pessoais às dimensões sócio antropológicas da experiência humana, por meio dos conhecimentos formais e das experiências vividas no binômio vida-trabalho e que, narradas e partilhadas, possam abrir caminho do reconhecimento de si e da equipe de trabalho no território; acrescida na adequação ao formato remoto, no período pandêmico (2020-2021), visando manter o espírito da metodologia dialógico-narrativa que o anima, passando do convívio presencial para o virtual.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

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Biografia do Autor

Vera Brandão, Universidade de São Paulo - USP

Pedagoga – USP. Mestre e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia. PUC/SP; pós-doc em Gerontologia Social. PUC/SP. Docente e Pesquisadora CNPq do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE) PUC/SP; Editora da Revista Longeviver; Coordenadora pedagógica do Espaço Longeviver.

Beltrina Côrte, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Jornalista com Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, Longevidade, Envelhecimento e Comunicação. CEO do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

BRANDÃO, V. M. A. T.; CÔRTE, B. Narrativas de formação continuada em territórios de fragilidades tecendo teias de saberes. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 163–187, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p163. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14388. Acesso em: 4 nov. 2024.