A importância da narrativa autobiográfica para a constituição da pesquisadora professora educadora ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p97

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Narrativa Autobiográfica, Formação docente

Resumo

Este texto apresenta a narrativa do processo de constituição de uma pesquisadora professora educadora ambiental. Primeiramente apresentamos os caminhos profissionais trilhados na docência nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior, bem como a identificação com os estudos em Educação Ambiental (EA) para embasar a pesquisa de Doutorado, a qual teve como objetivo compreender os processos de Ambientalização das relações sociais nos Estágio Curriculares Supervisionados (ECS) no contexto escolar. A metodologia de pesquisa embasou-se na proposta de Pesquisa-formação, pelo seu potencial pedagógico, por meio da Entrevista Narrativa com professores e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica. O referencial teórico embasa-se nos estudos da formação de professores e da Educação Ambiental, além de problematizar a potencialidade da narrativa para compreensão dos processos constituintes no campo da formação de professores e da Educação Ambiental. Diante dos resultados da pesquisa, destacamos a narrativa como uma linguagem que possibilita a autorreflexão e a teorização das experiências narradas.

[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Monteiro Behrend, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA).

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora aposentada e voluntária da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC), Mestre e doutora em Educação pela PUCRS, Líder do Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM).

Referências

ALARCÃO, Isabel. A formação do professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma Escola Reflexiva, 5. ed. São Paulo. Cortez, 2007.

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BEHREND. Danielle. Monteiro; GALIAZZI, Maria do Carmo; SCHMIDT, Elisabeth. Brandão. Movimentos constitutivos do CEAMECIM-Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Encontro de Pós-Graduação em Educação. Rio Grande. Anais. Rio Grande: FURG. CD ROM, 2015.

BICUDO. Maria Aparecida. KLÜBER, Tiago Emanuel. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v. 18, n. 3, p. 24-40, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949. Acesso em: 9 set. 2021.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antônio. (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

CHAIGAR, Vânia Alves Martins. Com quantos Nós se faz um ReDE? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de Escolas Públicas pelotenses. 258 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS. 2008. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072. Acesso em: 9 set. 2021.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Autores Associados. Campinas, SP, 1997.

DIAS, Cleusa Maria Sobral Dias; GOMES, Vanise dos Santos, GALIAZZI, Maria do Carmo. Saberes e fazeres indenitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais. In: Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 301-310, set./dez. 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5777/4198. Acesso em: 2 set. 2021.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: XIV ENDIPE. Porto Alegre, RS, 2008.

DORNELES, Aline Machado. Rodas de investigação narrativa na formação de professor de Química: pontos bordados na partilha de experiências. 113 f. Tese (doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.W.GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

MARANDOLA Jr., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NÓVOA, António. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.

NÓVOA, Antônio. Nova Escola. A revista do Professor. Entrevista. Ed. Abril, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido . Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma. Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, p. 15-32 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SOUZA, Moacir Langoni. Histórias de professores de química em Rodas de formação em rede: Colcha de Retalhos Tecida em Partilhas (d)e Narrativas. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Rio Grande/ RS, 2010. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/2848. Acesso em: 2 set. 2021.

SOUZA, Elizeu. Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva interpretativa e política de sentido. In: Revista do Centro em Educação UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Acesso em: 2 set. 2021.

SUÁREZ, Daniel. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. Revista del IICE, Instituto de Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, n. 30, p. 17-32, 2011.

TORALES. Marília Andrade. A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v.32, p. 266-282, jul./dez, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5543. Acesso em: 2 set. 2021.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina-PR. Eduel, 2013.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; GALIAZZI, M. do C. A importância da narrativa autobiográfica para a constituição da pesquisadora professora educadora ambiental. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 97–112, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n2.p97. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14385. Acesso em: 23 nov. 2024.