A importância da narrativa autobiográfica para a constituição da pesquisadora professora educadora ambiental
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p97Palavras-chave:
Educar pela Pesquisa, Narrativa Autobiográfica, Formação docenteResumo
Este texto apresenta a narrativa do processo de constituição de uma pesquisadora professora educadora ambiental. Primeiramente apresentamos os caminhos profissionais trilhados na docência nas escolas de Educação Básica e no Ensino Superior, bem como a identificação com os estudos em Educação Ambiental (EA) para embasar a pesquisa de Doutorado, a qual teve como objetivo compreender os processos de Ambientalização das relações sociais nos Estágio Curriculares Supervisionados (ECS) no contexto escolar. A metodologia de pesquisa embasou-se na proposta de Pesquisa-formação, pelo seu potencial pedagógico, por meio da Entrevista Narrativa com professores e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica. O referencial teórico embasa-se nos estudos da formação de professores e da Educação Ambiental, além de problematizar a potencialidade da narrativa para compreensão dos processos constituintes no campo da formação de professores e da Educação Ambiental. Diante dos resultados da pesquisa, destacamos a narrativa como uma linguagem que possibilita a autorreflexão e a teorização das experiências narradas.
[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]
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