A memória-afetiva em La novela de mi padre
construções e desconstruções familiares na literatura cubana
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v11n2.p21Palavras-chave:
La novela de mi padre, Memória afetiva, Autobiografia, Literatura cubanaResumo
Este artigo apresenta a análise da obra La novela de mi padre (2017), de Eliseo Alberto (1951-2011), jornalista, romancista e um dos principais narradores latino-americanos contemporâneos. Pretendemos mostrar como esse romance é constituído por alguns memoriais do entorno filial, que abarcam a irmã de Alberto, a escritora infanto-juvenil Josefina de Diego (1951), e seus tios, os poetas Cintio Vitier (1921-2009) e Fina Garcia Marruz (1923). Buscaremos sublinhar os paralelismos entre a vida e obra do autor, enfatizando a relação com seu pai, Eliseo Diego (1920-1994), um dos maiores mestres da poesia cubana, expoente literário e pessoal tão significativo que mediatizou o exercício narrativovivencial de Alberto. Tendo por base o texto multifacetado de análise, tentaremos demarcar o papel essencial da lembrança sentimental em Alberto, elucidando o vínculo entre sua escrita e seu núcleo literário filial. O poder imagético do texto de estudo esboça variados intercâmbios textuais que fazem parte tanto de um contexto afetivo-familiar reconhecível do qual decorrem múltiplas possibilidades expressivas. As considerações sobre a memória e o olhar autobiográfico desenvolvidas na atual investigação serão fundamentadas, principalmente, no pensamento de Bachelard (1993) Halbawchs (1990, 2004), Weimer (2008) e Arfuch (2013, 2014, 2016). Observamos que as construções e desconstruções afetivas de Eliseo Alberto definem suas bases ideológicas e revelam, ao mesmo tempo, um dos conjuntos familiares literários mais significativos de Cuba até hoje.
[Recebido em: 29 jul. 2021 – Aceito em: 30 out. 2021]
Downloads
Referências
ALBERTO, Eliseo. Informe contra mí mismo, 2. ed. Barcelona: Alfaguara, 2016.
ALBERTO, Eliseo. La novela de mi padre: (mapa de las lenguas). Barcelona: Alfaguara, 2017.
ALBERTO, Eliseo. “La novela de mi padre”. Revista de la Universidad de México, n. 24, 2006, p. 29-36.
ALBERTO, Eliseo. “Prólogo: recuerdos de mi padre”. In: Eliseo Diego. DIEGO, E. Madrid: El País, 2009.
ARCOS, J. L. “Prólogo”. In: Antología poética. Fina García Marruz. México, D.F.: Tierra Firme, 2002.
ARFUCH, L. “(Autobiografía), memoria e historia”. Clepsidra. Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria. n. 1, marzo, 2014, p. 68-81.
ARFUCH, L. “Narrativas en el país de la infancia”. Alea. vol. 18/3, set-dez. Rio de Janeiro, 2016. p. 544-560.
ARFUCH, L. Memoria y autobiografía: exploraciones en los límites. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2013.
BENJAMIN, W. A tarefa do tradutor. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DE DIEGO, J. El reino del abuelo. Madrid: Verbum, 2012.
DIEGO, E. En las extrañas islas de la noche. Entrevistas a Eliseo Diego. Ciudad de La Habana: Ediciones Unión, 2010.
DOSSE, F. El arte de la biografia: entre la historia y la ficción. México D.F: Universidad Iberoramericana A.C, 2007.
ESCALONA, R. L. “El silencio de los carneros”. Revista Hispano Cubana, n. 25. Madrid, mayo-julio, 2006.
GARRAMUÑO, F. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Rocco L.T.D.A, 2014.
HALBWACHS, M. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos Editorial, 2004.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990.
LINS DE BARROS, M. M. “Memória e família”. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 29-42.
LUDMER, J. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2010.
SAÍNZ, E. “Prólogo”. In: Poética. VITIER, C. Madrid: Edyminion, 1998.
SODRE, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
VITIER, C. Poética. Madrid: Edymion, 1998.
VITIER, C. Memorias y olvidos. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 2006.
WEIMER, T. N. La diáspora cubana en México: terceros espacios y miradas excéntricas. New York: Peter Lang Publishing, 2008.
ZAMBRANO, M. La confesión: género literario, 3. ed. Madrid: Ediciones Siruela, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.