Cultura militar no CPM/Alagoinhas

apontamentos sobre disciplina, gênero e “raça” no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v11n1.p103

Palavras-chave:

Cultura militar, Disciplina, Raça, Sexualidade e gênero

Resumo

Esse estudo visa socializar a memória de um professor civil que conviveu no mundo militar em diversas frentes, desde o alistamento e a prestação do serviço militar à docência em um sistema militar de ensino. Para tanto, lançamos mão do histórico do Exército brasileiro evidenciando a criação do primeiro Colégio Militar que estimulou a criação do Sistema Colégio Militar do Brasil, resultando em vários colégios militares espalhados pelo país. No meu caso relatei as experiências pedagógicas vividas durante 20 anos no âmbito do Colégio Militar de Salvador. Destacando desde a sua criação, passando pelo processo de seleção de novos alunos para ingressar no sistema de ensino, pela definição do comportamento e disciplina do corpo discente a partir de um regimento específico para os colégios militares, pelo aspecto competitivo e individualista cultuados na instituição soteropolitana, pela diversificação do corpo docente tanto na forma de ingresso, quanto na formação acadêmica, pela análise da proposta pedagógica adotada no colégio, até o patrulhamento pedagógico executado por agentes militares ocupantes de cargos estratégicos na gestão da educação militar, mesmo tendo esses agentes, formação acadêmica frágil ou alheia à educação. Na tentativa de cumprir essa tarefa, apresentei uma narrativa (auto)biográfica dessas impressões enquanto professor desse sistema educacional. Esse estudo contou também com procedimentos metodológicos sustentados na pesquisa qualitativa a partir da análise e interpretação de documentos e textos científicos publicados sobre o sistema educacional militar, visando descrever os fenômenos e compreender as atitudes, motivações e comportamentos vivenciados, especificamente, no Colégio Militar de Salvador. A abordagem (auto)biográfica como caminho investigativo e reflexivo do fazer pedagógico, foi uma ferramenta importante na pesquisa. Desta forma, esse estudo teve como objetivo a descrição dos relatos (auto)biográficos e pesquisa bibliográfica sobre os aspectos pedagógicos do Colégio Militar de Salvador e outras peculiaridades que tomamos conhecimento por ocasião de 20 anos de trabalho como professor civil nessa instituição de ensino.

[Recebido em: 21 mai. 2021 – Aceito em: 18 jun. 2021]

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Biografia do Autor

Célio de Souza Mota, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando do Programa de História da UFBA.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

MOTA, C. de S. Cultura militar no CPM/Alagoinhas: apontamentos sobre disciplina, gênero e “raça” no cotidiano escolar. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 1, p. 103–132, 2021. DOI: 10.30620/pdi.v11n1.p103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/14242. Acesso em: 23 abr. 2024.