EMPREGOS VERDES E A PERSPECTIVA INTERNACIONAL DO TRABALHO
Palavras-chave:
Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, Emprego Verde, Ecologia, Meio ambiente.Resumo
O presente artigo objetiva discutir o conceito de 'emprego verde' numa perspectiva interdisciplinar, pois abrange as áreas jurídica, econõmica e ecológica. Para alcançar tal objetivo, utiliza-se, como metodologia, a análise do Programa intitulado "Empregos Verdes", produzido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT. Considera-se que os empregos verdes são possibilidades de enfrentamento às mudanças climáticas e de inserção de trabalhadores em uma ordem econõmica ecológica. Faz-se também uma breve explanação sobre a OIT, sua história e função social na qualidade de organismo internacional ligado à Organização da Nações Unidas — ONU. Há, ainda. a abordagem conceituai de empregos verdes e o esclarecimento sobre suas prioridades e espécies. Como pano de fundo, temos a discussão da terminologia 'desenvolvimento sustentável 'versus' economia ecológica', e da distinção entre trabalho e emprego. A compreensão do homem enquanto ser da natureza permeia este artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).