POPULAÇÃO DE JACARÉS DO PAPO-AMARELO DO PARQUE MUNICIPAL DE MACEIÓ, ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol2.i2.a6442Palavras-chave:
População, Jacaré do Papo Amarelo.Resumo
No Brasil, há carência de informações sobre a distribuição atual e o tamanho populacional de Caiman latirostris, tornando-se prioridade os estudos sobre sua ecologia populacional. Investigamos a população de Caiman latirostris do parque municipal de Maceió, a fim de saber sua origem, sua abundãncia, densidade populacional comparamos diferenças nos padrões morfométricos de machos e fêmeas. Para tanto, foram realizadas 53 excursões nos períodos diurnos e noturnos de julho a Dezembro de 2009. Os animais foram capturados através de imobilização por uso de cambões. Tiveram a boca contida com o uso de SILVER TAPE, e os olhos vendados com pano. Como resultados, foram obtidos 101 espécimes, sendo que 76 foram capturados na lagoa chamada de 'refúgio dos jacarés', que tem uma área estimada 1.925m2. Houve uma superioridade de machos (26) em relação às fêmeas (6). Jovens foram a maioria (44). Há intensa disputa entre machos jovens devido à escassez de comida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).