FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBÓREO DE FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA DO NORDESTE ORIENTAL, MUNICÍPIO DE CORURIPE, ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol2.i2.a6433Palavras-chave:
Levantamento florístico, Comunidade arbórea, Floresta Atlântica.Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar o levantamento florístico das espécies arbóreas de fragmentos de Mata atlântica da Usina Coruripe (10º 18" 8.17 Se 36º 05" 48,87 W), município de Coruripe-AL. A área total possui, aproximadamente, 5.929,36 ha e é coberta por fragmentos de floresta ombrófila aberta de diversos tamanhos e em diferentes estágios sucessionais. O clima da região é do tipo As’. segundo a classificação de Kóôppen. caracterizado como clima tropical chuvoso. com verão seco. Foram registradas 155 espécies pertencentes a 108 gêneros e 48 famílias. As famílias com maiores número de espécies, Myrtaceae (15), Fabaceae-Mimosoideae (13), Fabaceae-Faboideae (12) e Fabaceae-Caesalpinoideae a Sapindaceae (8). têm sido reportada como de maior riqueza em diversos levantamentos realizados na Floresta Atlântica brasileira.Downloads
Referências
ALVES JR.et al. Efeito de borda na estrutura de espécies arbóreas em um fragmento de floresta ombrófilia densa, Recife, PE. Revista Brasileira de Ciências Agrária, v. 1, p. 49-56, 2006.
ASSIS, J.S. Biogeografia e conservação da biodiversidade: projeções para Alagoas. Maceió: [S.l.]: Edições Catavento, 2000. 200 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).