EFEITO ANTIFÚNGICO E ATIVIDADE MODULADORA DE LYGODIUM VENUSTUM SW.
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol3.i2.a6426Palavras-chave:
Pteridófita, Atividade Anti-Candida, Extrato Etanólico.Resumo
Objetivo: Avaliar o potencial antifúngico e modulador de fármacos comerciais do extrato etanólico da samambaia Lygodium venustum SW. contra diferentes linhagens do gênero Candida. Métodos: Os testes foram feitos em triplicata e a Concentração Inibitória Mínima foi determinada pelo método da microdiluição em caldo, onde as concentrações testadas do extrato variaram de 1024 a 1 µg/mL. O ensaio de modulação foi realizado utilizando a nistatina e o benzoilmetronidazol em concentrações variando de 512 a 1 µg/mL. Resultados: L. venustum apresentou atividade antifúngica contra Candida krusei e potencializador da ação do antifúngico nistatina frente a Candida tropicalis. Conclusão: O produto natural tem efeito sobrealgumas linhagens de fungos do gênero Candida, validando cientificamente o potencial antifúngico da espécie, junto ao uso popular. São necessários para verificar a viabilidade e a segurança deste produto natural, como uma alternativa terapêutica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).