ETNOECOLOGIA E RETOMADA DE TERRITÓRIOS TRADICIONAIS VAZANTEIROS NO MÉDIO RIO SÃO FRANCISCO, NORTE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Conhecimento Ecológico Tradicional, Conflitos ambientais, Médio Rio São Francisco.Resumo
Este trabalho proporciona uma reflexão sobre o papel da Etnoecologia na luta pela retomada dos territórios tradicionais vazanteiros no Médio Rio São Francisco. Os objetivos deste artigo foram: 1) caracterizar os ambientes que compõem a paisagem ocupada pela comunidade de vazanteiros da Ilha do Pau Preto (Matias Cardoso/MG), bem como sua importância para o manejo do território tradicional, e 2) descrever ohistórico dos conflitos socioambientais no Parque Estadual Verde Grande. Verificou-se que os vazanteiros exibem um rico conhecimento sobre o ambiente em que vivem, identificando ao menos sete unidades da paisagem de acordo com suas características distintivas, como recursos naturais típicos e exclusivos, bem como a sua dinâmica temporal e espacial. Os vazanteiros do Pau Preto foram historicamente violados em
relação ao uso de seu território tradicional e hoje lutam para retomá-los legalmente através da criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, pesquisas etnoecológicas associadas a estudos históricos e antropológicos podem contribuir para fornecer subsídios técnicos na legitimação das lutas pela retomadas dos territórios tradicionais, visando a conservação da biodiversidade integrada à cultura local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).