ETNOGEODIVERSIDADE EM COMUNIDADE TRADICIONAL DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE, MUNICÍPIO DE RIO TINTO, PARAÍBA, BRASIL.
Resumo
O presente trabalho é um estudo de etnogeodiversidade, realizado na comunidade da Barra do Rio Mamanguape, Rio Tinto, estado da Paraíba, Brasil. Esta comunidade está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, à cerca 50 km ao norte da capital, João Pessoa, e é formada por uma população fruto da miscigenação de índios potiguaras, negros e brancos. Possuindo diversos recursos geológicos, que são extremamente ricos e de suma importância, necessitando serem preservados e conservados. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a percepção social da comunidade da Barra do Rio Mamanguape, sobre os elementos da geodiversidade da região. No trabalho de campo para a coleta dos dados da etnogeodiversidade, realizou-se entrevista semiestruturada com 40 informantes. Os resultados obtidos mostraram que as informações referentes aos elementos da geodiversidade local, foram descritas de maneira muito ilustrativa pela maioria dos entrevistados, demonstrando um profundo conhecimento popular e percepção sobre esses elementos, como também aos recursos associados e os impactos socioambientais. O estudo desse conhecimento mostrou que o geoturismo e a educação ambiental são ferramentas que podem minimizar os impactos sobre o patrimônio geológico local.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).