A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA

O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411

Palavras-chave:

Ensino de Física, Livro didático, Aprendizagem Significativa

Resumo

O texto centra-se em discutir como a incorporação dos elementos da cultura indígena no livro didático de Física representará, numa aprendizagem significativa ou não por parte dos alunos indígenas do Extremo Sul da Bahia. Dentro desse contexto, trago como problemática, o Livro didático de Física, o qual está presente na prática docente indígena e o valor no processo de ensino e aprendizagem, na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, no município de Porto Seguro – Bahia. A operacionalização didática dos conteúdos foi balizada pelo modelo cognitivista ausubeliano. Entendemos que o mesmo é o mais adaptável à concepção de material didático em Física, pois, permite a exploração de forma hierárquica do universo cognitivo do aprendiz como também possibilita a manipulação deliberada deste universo para propiciar uma aprendizagem significativa. Neste sentido, foram trabalhados os conceitos norteadores da aprendizagem significativa, como também os pilares conceituais da física como ciência. O nosso estudo nos convenceu da grande vantagem didático-conceitual por sua aplicação no cotidiano do aluno indígena.

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Biografia do Autor

Leonardo Diego Lins, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - FAINTIVISA, Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba e Licenciatura em Matemática pela FACIG. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Marcos Luciano Lopes Messeder, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia e Antropologia - Université Lumière Lyon 2. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA).

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Publicado

2017-04-15

Como Citar

LINS, L. D.; MESSEDER, M. L. L. A CULTURA INDÍGENA NO ENSINO DE FÍSICA: O LIVRO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 025–033, 2017. DOI: 10.59360/ouricuri.vol7.i1.a5411. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/5411. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão