O AFETIVO É O EFETIVO EM UM ECOSSISTEMA URBANO BRASILEIRO:

INTERAÇÕES ENTRE MORADORES DE FEIRA DE SANTANA (BA) E SARIGUÊS (DIDELPHIS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17085

Palavras-chave:

Cultura e conservação; Etnozoologia; Interações homem e fauna

Resumo

O relacionamento entre seres humanos e animais constitui uma instituição complexa iniciada nos primórdios da história. A crença de que o contato com a natureza é algo bom ou benéfico para as pessoas é uma noção antiga e generalizada, porém essas relações podem ser tratadas desde atração e admiração (biofilia) a aversão e indiferença (biofobia). Assim, este trabalho tem o intuito de relatar as ligações emotivas entre as pessoas e os sariguês (Didelphis spp.). Para isso foram realizadas 50 entrevistas, sendo 32 semi-estruturadas e 18 visualmente estimuladas. Os resultados apontaram que a população urbana de Feira de Santana possui sentimentos predominantemente biofóbicos em relação aos sariguês. Com base nisto é clara a necessidade dos estudos etnobiológicos como forma de registro, preservação dos saberes ecológicos e zoológicos das populações urbanas, sendo que estes podem auxiliar na elaboração de propostas voltadas para a conservação e manejo da espécie nesse ambiente urbanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Costa de ABREU, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2009) pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Possui experiência na área de Zoologia com ênfase em Ecologia de Mamíferos Terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento, Biologia e Ecologia de Didelphis aurita e albiventris e Levantamento de Dados Ecológicos em remanescente de Mata Atlântica. Também atua na área de Entomologia, destacando trabalhos com polinização e visitantes florais. Mestra em Zoologia (2013) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF), trabalhando com Etnozoologia de Didelphis na área urbana de Feira de Santana. Graduada em Medicina Veterinária (2018) pela Universidade Salvador (UNIFACS), trabalhando com os seguintes temas: "Simuladores de animais silvestres", "Hematologia de psitacídeos" e Clinica de Animais Silvestres e Exóticos. Graduanda no programa de Pós graduação da Faculdade Qualittas Clinica Médica e Cirúrgica de Pets Exóticos e Animais silvestres (2020). Atualmente docente das seguintes instituições: Universidade Salvador (Unifacs) e CEEPSTI Carlos Correia de Menezes Santana (Nível Técnico).

José Geraldo Wanderley MARQUES, Universidade de Campinas

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1968), graduação em História Natural pela Universidade Católica de Pernambuco (1968), mestrado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e pós-doutorado em Ecologia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (2005) Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Etnoecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnoecologia, ecologia, etnobiologia, biodiversidade e estuários. Membro da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Associação Universitária Internacional.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

ABREU, M. C.; MARQUES, . J. G. W. O AFETIVO É O EFETIVO EM UM ECOSSISTEMA URBANO BRASILEIRO:: INTERAÇÕES ENTRE MORADORES DE FEIRA DE SANTANA (BA) E SARIGUÊS (DIDELPHIS). Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 125–135, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17085. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/17085. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos