CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DAS PLANTAS DE CURA EM UMA COMUNIDADE DO NORTE ALAGOANO, NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17051

Palavras-chave:

Conhecimento local; Plantas medicinais; Memória biocultural.

Resumo

Muitas pessoas buscam na medicina popular meios de sanar seus males através dos saberes das pessoas mais velhas que lhes indicam alguma planta para seu tratamento. Esse conhecimento teve na oralidade uma de suas principais fontes de difusão, pois a linguagem é responsável pela transmissão desse conhecimento pelo espaço e tempo em que a memória se configura como elemento de grande importância aos povos e comunidades tradicionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das plantas medicinais utilizadas pela população do povoado de Lages, município de Porto de Pedras – AL, nordeste brasileiro. A partir de questionários semiestruturados foram coletados dados sobre a utilização de plantas medicinais. No total foram realizadas 105 entrevistas: cinco com especialistas locais e 100 com a população. Essas especialistas possuem entre 55 e 86 anos de idade e citaram 84 plantas. Na população foram realizadas 87 entrevistas com mulheres e 13 entrevistas com homens, que citaram 105 plantas. Essas plantas tanto são conhecidas pelos especialistas locais quanto pela população, sendo a mãe e a avó as principais responsáveis pelo processo de transmissão cultural do conhecimento sobre plantas medicinais no local, havendo ainda um consenso de uso entre várias delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar da Silva de LIMA, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Mestre em Botânica Aplicada - UNIMONTES e Doutorando em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, onde faço parte da equipe do Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia - LETNO. Minha área de estudo é a Etnobotânica, com ênfase no conhecimento tradicional e local no uso da flora: plantas de cura e enteógenas e extrativismo de recursos florestais não madeireiros). Dentro da Botânica Cultural, discuto sobre a representação da flora dentro de elementos culturais no Estado de Alagoas.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

DA SILVA DE LIMA, L. CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DAS PLANTAS DE CURA EM UMA COMUNIDADE DO NORTE ALAGOANO, NORDESTE DO BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 159–177, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17051. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/17051. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos