ECOLOGIA HUMANA E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CAUSAS QUE CONDICIONAM A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17048Palavras-chave:
Ecologia Humana. Gestão socioambiental. Educação Ambiental. Riscos. Vulnerabilidades.Resumo
Os resíduos sólidos além de representarem um dos grandes problemas socioambientais da atualidade, a sua geração está condicionada à existência humana, e o comportamento da população frente a essa problemática é delineada pela sociedade na qual está inserido. Os resíduos sólidos são, portanto, produtos culturais que se baseiam no consumo excessivo e na ganância material. Além disso, geram impactos significativos sobre o meio ambiente e a saúde humana quando não geridos corretamente. Um modelo de gestão fragmentada e reducionista foi reproduzido ao longo do tempo sem nenhum questionamento, bastando coletar e destinar os resíduos sólidos. O questionamento a esse padrão de gestão veio com a aprovação da Política Nacional de Saneamento Básico, Lei 11.445/2007 e com Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, que trazem diretrizes para uma gestão integrada dos resíduos sólidos, mas enfatizam que cada município possui as suas condicionantes e especificidades e compreendê-las é um passo importante para a adequada gestão dos resíduos gerados em seu território. Assim sendo, esse trabalho objetiva compreender as causas que condicionam a gestão de resíduos sólidos no município de Jacobina-Bahia, fazendo uma abordagem entre a Ecologia Humana e a problemática dos resíduos sólidos urbanos. Para essa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico em bancos de dados acadêmico-científicos como Scielo, Google acadêmico e Periódicos, além de livros e documentos específicos locais para coleta de dados primários e secundários. Os dados coletados nessa pesquisa resultaram na identificação das condicionantes que ajudou a definir o cenário municipal de Gestão de Resíduos Sólidos em Jacobina, utilizando indicadores que contemplaram o objeto da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).