ECOLOGIA HUMANA E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CAUSAS QUE CONDICIONAM A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17048

Palavras-chave:

Ecologia Humana. Gestão socioambiental. Educação Ambiental. Riscos. Vulnerabilidades.

Resumo

Os resíduos sólidos além de representarem um dos grandes problemas socioambientais da atualidade, a sua geração está condicionada à existência humana, e o comportamento da população frente a essa problemática é delineada pela sociedade na qual está inserido. Os resíduos sólidos são, portanto, produtos culturais que se baseiam no consumo excessivo e na ganância material. Além disso, geram impactos significativos sobre o meio ambiente e a saúde humana quando não geridos corretamente. Um modelo de gestão fragmentada e reducionista foi reproduzido ao longo do tempo sem nenhum questionamento, bastando coletar e destinar os resíduos sólidos. O questionamento a esse padrão de gestão veio com a aprovação da Política Nacional de Saneamento Básico, Lei 11.445/2007 e com Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, que trazem diretrizes para uma gestão integrada dos resíduos sólidos, mas enfatizam que cada município possui as suas condicionantes e especificidades e compreendê-las é um passo importante para a adequada gestão dos resíduos gerados em seu território. Assim sendo, esse trabalho objetiva compreender as causas que condicionam a gestão de resíduos sólidos no município de Jacobina-Bahia, fazendo uma abordagem entre a Ecologia Humana e a problemática dos resíduos sólidos urbanos. Para essa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico em bancos de dados acadêmico-científicos como Scielo, Google acadêmico e Periódicos, além de livros e documentos específicos locais para coleta de dados primários e secundários. Os dados coletados nessa pesquisa resultaram na identificação das condicionantes que ajudou a definir o cenário municipal de Gestão de Resíduos Sólidos em Jacobina, utilizando indicadores que contemplaram o objeto da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emille Mena Lima Menezes RIOS, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus III, Juazeiro-Bahia.

Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb, Campus IV, Jacobina-Bahia. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão e em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/UAB. Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus III, Juazeiro-Bahia.

Adriana Maria Cunha da SILVA, Universidade do Estado da Bahia

Professora Pleno da Universidade do Estado Bahia. Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Pós-Doutorado Sênior na Universidade Federal de Pernambuco (2015). Entre 2006 e 2010 foi Diretora do Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB atuando na área de popularização do ensino de ciências. É professora fundadora do curso de Engenharia de Pesca da UNEB e desde 1999 atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia Sedimentar e Ambiental, Meiofauna e Bioclastos. Atualmente é Conselheira Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas do Nordeste - CPG do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

MENA LIMA MENEZES RIOS, E. .; CUNHA DA SILVA, A. M. . ECOLOGIA HUMANA E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CAUSAS QUE CONDICIONAM A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BAHIA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 102–124, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17048. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/17048. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos