A NOVA SENTO-SÉ E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE SOBRADINHO
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a17046Palavras-chave:
Atingidos; Cidade Nova; Memória coletiva; Relocação; RememoraçãoResumo
Neste artigo abordamos o período pós-construção da barragem de Sobradinho que provocou inúmeros impactos socioambientais aos municípios atingidos de Sento-Sé, Remanso, Casa Nova e Pilão Arcado, inundados para a construção da hidrelétrica. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso político de desenvolvimento do estado, para justificar o projeto da construção do barramento e a relocação da população sentoseense e demais comunidades atingidas. A metodologia utilizada para desenvolver esta pesquisa foi a entrevista semiestruturada que remete a uma memória coletiva e individual, identificando significâncias sociais e históricas, nas quais reconstitui um olhar sobre esse passado que exerce ainda fortes influências no presente. Este estudo resultou num registro escrito que narra às rememorações das testemunhas que vivenciaram esta época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).