IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DA NATIVIDADE - TOCANTINS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-4Palavras-chave:
EM13CNT104, Patrimônio histórico, Poluição atmosférica, Território quilombola, Saúde PúblicaResumo
O objetivo desse estudo é fazer uma análise reflexiva sobre os impactos socioambientais da mineração no município de Chapada da Natividade-TO. Para isso, foram analisados a percepção de estudantes de ensino médio de uma escola estadual através das falas apresentadas em um debate, os registros das atividades da mineradora Engegold em Chapada da Natividade através da análise de documentos no site da Agência Nacional de Mineração (ANM), e a percepção da comunidade local e autoridades através da análise de uma reunião ocorrida na Câmara Municipal de Chapada da Natividade. Foi destacado apenas um benefício visível da mineração no município, que é a geração de emprego para os moradores, e vários malefícios como a poeira das pilhas de solo estéril, que consequentemente traz prejuízos econômicos e de saúde para os moradores, rachaduras nas paredes das casas, poluição sonora e destruição do patrimônio histórico. A população parece não estar sendo esclarecida sobre as questões referente à fiscalização do aproveitamento mineral, da exploração de recursos minerais, bem como do recolhimento e arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) da mineradora para o município. Nesse sentido, o poder público municipal deveria disponibilizar profissionais capacitados na área de mineração para atender a população em seus anseios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).