HERPETOFAUNA DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UMA ÁREA VERDE NUM CENÁRIO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-2Palavras-chave:
Amphibia, Conservação, Crocodylia, Squamata, TestudineResumo
Este trabalho objetivou inventariar a herpetofauna associada a ambientes aquáticos do campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife/PE, um Imóvel de Proteção de Área Verde, evidenciando a ocupação dos organismos nos diferentes hábitats e microhabitats, bem como seu status de conservação com base nas listas disponíveis de ameaças. A coleta dos dados foi realizada durante os anos de 2017 e 2018, com maior esforço na época chuvosa, com três horas homem aomdia. Os registros se deram através de buscas ativas e informações de terceiros. Ao total, foram avaliados 12 microambientes de cinco corpos d’água na área de estudo. Foram registradas 41 espécies da herpetofauna, sendo 30 espécies de anfíbios distribuídas em sete famílias: Bufonidae (n = 3), Craugastoridae (n = 1), Hylidae (n = 16), Phyllomedusidae (n = 1), Microhylidae (n = 1), Leptodactylidae (n = 7), Ranidae (n = 1); uma espécie de lagarto da família Iguanidae; cinco espécies de serpentes: Dipsadidae (n = 4) e Boidae (n = 1); três de testudines: Chelidae (n = 2) e Kinosternidae (n = 1) e duas de crocodilianos Alligatoridae (n = 2). Diante da grande riqueza de anfíbios e répteis associados a malha hídrica e os resquícios de áreas
florestadas do Campus da UFRPE, destaca-se a necessidade de estratégias de conservação para fauna silvestre para esse ímovel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).