ASCOMYCETES IN Syagrus coronata (Mart.) Becc. IN THE RASO DA CATARINA ECOLOGICAL STATION, WITH NEW DISTRIBUTION RECORDS1
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a12498Resumo
Há uma grande necessidade de ampliar o conhecimento sobre a micobiota associada à flora da Caatinga. Dentre as espécies vegetais que ocorrem naturalmente no bioma, Syagrus coronata (Mart.) Becc., popularmente conhecido como licurizeiro, é considerado uma das principais palmeiras da região semiárida brasileira. Diante disso, buscando identificar os fungos ascomicetos que se desenvolvem em suas folhas, realizamos duas expedições, uma em agosto de 2017 e outra em abril de 2018, à Estação Ecológica Raso da Catarina, para coleta de folhas em diferentes graus de senescência. O material foi encaminhado ao laboratório de Micologia da UNEB para tratamento, análise morfológica e identificação com base em literatura pertinente. Registramos a presença de treze espécies de fungos crescendo nas estruturas foliares da palmeira, das quais sete eram mitospóricas e seis meiospóricas, de acordo com o modo reprodutivo. Dentre os indivíduos meiospóricos, haviam formas liquenizadas e não liquenizadas. Em relação ao tipo de substrato foliar colonizado, as espécies mitospóricas foram encontradas apenas nos folíolos, enquanto as meiospóricas estiveram presentes em todas as porções foliares. Além disso, a maioria dos indivíduos foi encontrados como sapróbios, mas indivíduos fitopatógenos e mutualistas também foram identificados. Os fungos Hendersonula australis Speg. e Graphis librata C. Knight, tiveram seus primeiros registros no Brasil e na Bahia, respectivamente. Além disso, S. coronata se apresentou como novo substrato botânico para seis ascomicetos. Os resultados do presente estudo colaboram com a ampliação dos dados de distribuição dos Ascomycota. Também levantam uma discussão sobre possíveis fatores que influenciam o estabelecimento das comunidades fúngicas nas diferentes porções foliares do licurizeiro e aumentam a compreensão sobre a importância ecológica dessa palmeira para a biodiversidade do semiárido brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).