OCORRÊNCIA E PADRÃO DE ATIVIDADES DE CERDOCYON THOUS (LINNAEUS, 1766) (CANIDAE) NO PARQUE ESTADUAL DAS SETE PASSAGENS, MIGUEL CALMON, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-3Palavras-chave:
Caatinga, Forrageio, Densidade Populacional, Cachorro-do-matoResumo
O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous Linnaeus, 1766) é uma espécie amplamente distribuída no Brasil, sendo encontrada em todos os biomas e em diversas fitofiosionomias. Este estudo teve como objetivo verificar os hábitos de forrageio da população de Cerdocyon thous no Parque Estadual das Sete Passagens (PESP), Miguel Calmon, Bahia. Para esse fim, foram instaladas quatro armadilhas fotográficas próximas à trilhas e pequenos córregos. Em cada ponto, as armadilhas ficaram dispostas por 30 ou 60 dias ininterruptos. Foram registrados 16 indivíduos de C. thous na área estudada, em um esforço amostral de 12.240 horas de monitoramento. A densidade absoluta da população foi de 0,007 Indivíduos/km2 e a frequência relativa foi de ~0,24 Km2. Verificou-se que a espécie forrageia em períodos diurno e noturno, mas a atividade é mais ocorrente durante à noite. A população desta espécie parece estar rarefeita na área estudada. Estes dados indicam que a espécie pode não ter se estabelecido ou, em casos mais agravantes, que está sendo exterminada lentamente do PESP. Assim, propõe-se que as atividades de fiscalização sejam intensificadas na zona de entorno do parque, já que em suas proximidades existem fazendas e a espécie costuma ser alvo de retaliação por fazendeiros como forma de evitar a predação dos animais domésticos por esta espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).