O TORÉ DOS XUKURU-KARIRI: IDENTIDADE E AUTOAFIRMAÇÃO RELIGIOSA INDÍGENA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.1-3Resumo
A prática do Toré constitui elemento identitário cultural do povo Xukuru-Kariri da Mata da Cafurna no Município de Palmeira dos Índios - Alagoas, manifestação própria da religiosidade de uma etnia indígena territorializada nesta região há séculos. No entanto, a vivência do Toré, assim como os próprios indígenas, sofreu e sofre, ao longo do passado e do presente, resistência e invisibilização, própria do processo de colonialidade étnica que sofrem os Xukuru-Kariri na região, por parte da sociedade envolvente não-indígena. Desta forma, objetiva-se neste texto caracterizar e compreender o Toré entre Xukuru-Kariri de Palmeira dos índios e o papel desta manifestação identitária e religiosa desta etnia. Através de pesquisa bibliográfica, apontamentos documentais, e principalmente, da estratégia de pesquisa qualitativa da observação participante. A vivência do Toré representa uma marca identitária da organização sociocultural e, especificamente, religiosa, dos Xukuru-Kariri em Alagoas, vivência esta pelo contato intercultural com a sociedade local nãoindígena, ao longo do processo de colonização da região do agreste alagoano até o presente. Buscamos, destarte, compreender, por meio da autoafirmação religiosa que o Toré representa para esta etnia, caminhos para a superação de práticas discriminatórias e deletérias próprias das estratégias colonialistas internas de dominação, opressão e conservação de privilégios das etnias
dominantes brasileiras sobre minorias étnicas que se encontram sob sua égide política partilhando
o mesmo território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).