LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: ATIVIDADES DIALÓGICAS COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO

LITERARY LITERACY FOR NINTH GRADE STUDENTS: DIALOGICAL ACTIVITIES WITH THE WORK TERRA SOMNÂMBULA, BY MIA COUTO

Autores

  • Renata Feitosa Silva USP
  • Manoel Mourivaldo Santiago Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.17004

Palavras-chave:

Diário de leitura, Letramento literário, Letramento ficcional, Literatura africana, Mia Couto

Resumo

Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida foi a leitura crítica da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos afins. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004), na estrutura do letramento literário de Cosson (2014) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de conclusão tem como ponto de partida a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os “Cadernos de Kindzu”, presentes na leitura utilizada como base para o estudo e culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, entrega e disponibilização do PDF da produção aos amigos e familiares dos discentes. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário.   

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Biografia do Autor

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, USP

Professor titular da Universidade de São Paulo-USP. Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2017-2021; 2022-2024). Coordenador do programa de pós-graduação Filologia e Língua Portuguesa (2007-2010). Graduação em Letras-Português/Francês (1985-1989) e especialização em Linguística (1992-1993) na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT; doutorado direto em Letras-Filologia e Língua Portuguesa (1996-2000) e Livre-Docência em Fonética e Fonologia do Português (2009) na USP. Formação complementar em Dialetologia Portuguesa (1998) e Estágio de pesquisa pós-doutoral em Dialetometria (início 2023) na Universidade de Lisboa. Estágio de pesquisa pós-doutoral em Crítica Textual na Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2015). Estágio de pesquisa pós-doutoral em dialetologia na Universidade de Augsburg - Alemanha (2021-2022). Professor de Latim e de Língua Portuguesa na PUC/SP (1996-1997) e na UFMT (1990-2004). Chefe do Departamento de Letras (1994-1995), diretor do Instituto de Linguagens (1995-1996) e coordenador de programas de pós-graduação (2000-2004) na UFMT. Colabora com programas de pós-graduação na UFMT, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop e Tangará da Serra) e na Universidade do Estado da Bahia (Campus-X). Pesquisador responsável do Projeto Temático/FAPESP: Projeto de História do Português Paulista-PHPP/Caipira 2 (2014-2017). Coordena o projeto Atlas Linguístico do Estado de São Paulo-ALiESP. Participa do projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Portugués do Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. Participa da equipe Red-BayMis de las Universidad Nacional de Misiones (Argentina) y Universidad de Augsburgo. Mantém acordo de cooperação com o projeto Verba Alpina da Universidade de Munique e com a Universidade de Leipzig. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2011 e consultor/parecerista de revistas científicas, editoras, CNPq, CAPES e FAPESP. Atua nos seguintes temas: Linguística Histórica, Crítica Textual e Filologia, Dialetologia e História da Língua Portuguesa.

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Publicado

2024-06-18