LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: ATIVIDADES DIALÓGICAS COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO

LITERARY LITERACY FOR NINTH GRADE STUDENTS: DIALOGICAL ACTIVITIES WITH THE WORK TERRA SOMNÂMBULA, BY MIA COUTO

Autori

  • Renata Feitosa Silva USP
  • Manoel Santiago-Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v5i9.17004

Parole chiave:

Diário de leitura, Letramento literário, Letramento ficcional, Literatura africana, Mia Couto

Abstract

Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida foi a leitura crítica da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos afins. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004), na estrutura do letramento literário de Cosson (2014) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de conclusão tem como ponto de partida a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os “Cadernos de Kindzu”, presentes na leitura utilizada como base para o estudo e culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, entrega e disponibilização do PDF da produção aos amigos e familiares dos discentes. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário.   

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Manoel Santiago-Almeida, USP

Professor titular da Universidade de São Paulo-USP. Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (2017-2021; 2022-2024). Coordenador do programa de pós-graduação Filologia e Língua Portuguesa (2007-2010). Graduação em Letras-Português/Francês (1985-1989) e especialização em Linguística (1992-1993) na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT; doutorado direto em Letras-Filologia e Língua Portuguesa (1996-2000) e Livre-Docência em Fonética e Fonologia do Português (2009) na USP. Formação complementar em Dialetologia Portuguesa (1998) e Estágio de pesquisa pós-doutoral em Dialetometria (início 2023) na Universidade de Lisboa. Estágio de pesquisa pós-doutoral em Crítica Textual na Universidade Federal de Minas Gerais (2013-2015). Estágio de pesquisa pós-doutoral em dialetologia na Universidade de Augsburg - Alemanha (2021-2022). Professor de Latim e de Língua Portuguesa na PUC/SP (1996-1997) e na UFMT (1990-2004). Chefe do Departamento de Letras (1994-1995), diretor do Instituto de Linguagens (1995-1996) e coordenador de programas de pós-graduação (2000-2004) na UFMT. Colabora com programas de pós-graduação na UFMT, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop e Tangará da Serra) e na Universidade do Estado da Bahia (Campus-X). Pesquisador responsável do Projeto Temático/FAPESP: Projeto de História do Português Paulista-PHPP/Caipira 2 (2014-2017). Coordena o projeto Atlas Linguístico do Estado de São Paulo-ALiESP. Participa do projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Portugués do Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. Participa da equipe Red-BayMis de las Universidad Nacional de Misiones (Argentina) y Universidad de Augsburgo. Mantém acordo de cooperação com o projeto Verba Alpina da Universidade de Munique e com a Universidade de Leipzig. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2011 e consultor/parecerista de revistas científicas, editoras, CNPq, CAPES e FAPESP. Atua nos seguintes temas: Linguística Histórica, Crítica Textual e Filologia, Dialetologia e História da Língua Portuguesa.

Riferimenti bibliografici

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura / Márcia Abreu. - São Paulo: Editora UNESP, 2006.

BAKTHIN, Mikhail. Gêneros do discurso. Organização, tradução, prefácio e notas da edição russa de Sergei Botchara. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 11-69

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em: 22 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino

Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2014.

COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015.

DOLZ; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad.: Roxane Rojo R.; Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

IBGEeduca. IBGEeduca: jovens, 2023. Conheça o Brasil - população: cor ou raça. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html>. Acesso em: 22 de jan. de 2023.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Kleiman, Angela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LAJOLO, Marisa. O texto não é “pretexto”. In: AGUIAR, Vera Teixeira de. et al.; ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982

MACEDO, Maria do Socorro A. N. Literatura, mediação literária e formação docente. In: A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. Org. Maria do Socorro Alencar, Nunes Macedo. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021, p. 47-57.

MACHADO, Ana Rachel (2005). Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. São Paulo: Revista Linha D’Água número 18, 2005, p. 61-80. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80

MACHADO, Ana Rachel. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

O MENINO E O MUNDO. Direção de Alê Abreu. Brasil: Espaço Filmes, 2013. Disney+ (85 min.).

PAULINO, Graça. Das leituras ao letramento literário - 1979-1999. Belo Horizonte: Fae/UfMG; Pelotas: UFPel, 2010

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEE- SP/UNDIME-SP, 2019.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte,

MG: Autêntica, 1998.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

ZAPPONE, Mirian H. Y. Fanfics - um caso de letramento literário na cibercultura? Letras de hoje. 43 (2), 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/4749. Acesso em: 05 de agosto de 2020.

ZILBERMAN, Regina. Leitura na escola - entre a democratização e o cânone. Revista Literatura em Debate, v. 11, n. 21, p. 20-39, jul./dez. 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2704. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

Pubblicato

2024-06-18