Entrevista concedida por Lilian Solá Santiago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p331

Palavras-chave:

Entrevista, Lilian Solá Santiago, Cinema Negro no Brasil

Resumo

Quando começamos a nos organizar para a edição deste dossiê, já estava certo que um dos nomes que precisaria estar era a de Lilian Solá Santiago. Uma das primeiras cineastas negras do Brasil e que esteve presente em importantes momentos políticos que refletiram no movimento do Cinema Negro no Brasil...

[Recebido em: 09 out. 2023 – Aceito em: 16 nov. 2023]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Soares, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Crítica Cultural (PósCrítica/UNEB), mestre em Cinema (PPGCine/UFF) e graduada em Comunicação Social (RTV/UESC). Faz parte dos grupos de Pesquisa NUTOPIA (UNEB) e MINUS (UFBA). É documentarista, pesquisadora, montadora, curadora e mais uma ruma de coisa. Vive o cinema na teoria e na prática. Orgulhosamente Ìyàwó de Nanã. É do baixo sul da Bahia, filha e neta de quilombolas. Decidiu estudar sobre memória no cinema negro.

Luciana Oliveira Vieira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe. É cineasta, Mestra em Cinema e Narrativas Sociais, co-idealizadora da EGBE – Mostra de Cinema Negro de Sergipe, e integra a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).

Marise Urbano, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Negra Mulher Cis Periferica Candomblecista Mãe. Doutoranda pelo POSCULT – UFBa; mestra pelo POSCULT, – UFBa; mestra pelo PPGCINE – UFS; Bacharela em Artes com concentração em Cinema e Audiovisual pela UFBa e Licenciatura em Pedagogia pela UFBa. Responsável pela GIRA POMBA PRODUÇÕES. Uma profissional do cinema e do audiovisual, atua como Pesquisadora, Roteirista, Diretora, Diretora de som, Técnica de som direto, Curadora, Júri etc. Integra a IRMANDADE ABRE CAMINHOS, como diretora de sonoridades; o COLETIVO CINEMA NEGRO SONORO, onde pesquisa sobre o som a partir de uma afroperspectiva e é Membro da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro - APAN. Possui um roteiro de longa-metragem “A Última Ceia”, 2021. Dirigiu os filmes Com os pés no chão, 2017, Sonoplastia, 2021 e Um dia sem as crianças, 2021. Trabalhou como Diretora de som do curta Espelho de Luciana Oliveira, Tigrezza, 2022 de Vinicius Eliziário e Bárbara, 2022, de Vilma Martins.

Publicado

2024-05-04

Como Citar

SOARES, N. Évine P.; VIEIRA, L. O.; URBANO, M. da S. Entrevista concedida por Lilian Solá Santiago. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 331–335, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n2.p331. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p331. Acesso em: 16 jul. 2024.