A construção da identidade-alteridade das protagonistas do filme Aimée e Jaguar

Uma análise bakhtiniana

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Cássia Rodrigues Gonçalves Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n1.p105

Palavras-chave:

Identidade-alteridade, Dialogismo, Gênero social, Feminino

Resumo

A partir de uma investigação baseada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e sob uma perspectiva de gênero social, buscamos neste artigo analisar como se dá a constituição do sujeito feminino, bem como a construção de sua identidade social. Para tanto, utilizamos como objeto de análise a adaptação fílmica Aimée e Jaguar, baseada na obra da escritora alemã Érica Fischer. À luz da base teórica de Bakhtin, investigamos como se constitui a identidade­alteridade das protagonistas do filme analisado. Conforme o filósofo russo, o sujeito é constituído pelo outro que também o constitui. Nesse sentido, os resultados mostraram que a identidade das personagens Lilly Wust e Felice Schragenheim vai se construindo ao longo da narrativa, a partir de suas relações privadas e públicas e dos diversos papéis assumidos por elas através da participação nas diferentes esferas da vida social.

[Recebido: 5 dez. 2016 – Aceito: 24 mar. 2016]

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Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Mestre em Letras/Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), com bolsa CAPES e membro do Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (LEAL/UCPEL).

Cássia Rodrigues Gonçalves, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Doutoranda em Letras/Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e bolsista CAPES.

Referências

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Referência cinematográfica:

ROHRBACH, G.; HUTH, H.; FÄRBERBÖCK, M. Aimée e Jaguar. [Filme-vídeo]. Produção de Günter Rohrbach e Hanno Huth, direção de Max Färberböck. Adaptação da obra de Erica Fischer. Alemanha, Senator Film Produktion, 1999. DVD, 125 min.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

GUIMARÃES, F. T. B.; GONÇALVES, C. R. A construção da identidade-alteridade das protagonistas do filme Aimée e Jaguar: Uma análise bakhtiniana. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 1, p. 105–127, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n1.p105. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3331. Acesso em: 19 abr. 2024.