Letramentos sociais

Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação

Autores

  • Evanilton Gonçalves Gois da Cruz Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p327

Palavras-chave:

Resenha, Brian Street, Letramentos sociais

Resumo

Os estudos sobre letramento no Brasil têm dedicado, nas últimas décadas, praticamente toda a atenção investigativa ao letramento institucionalizado por excelência, escolar. Muitos dos trabalhos realizados têm se concentrado no que o professor e antropólogo Brian Street denomina como perspectiva “autônoma” de letramento, ou seja, perspectiva voltada apenas às habilidades da tecnologia escrita...

[Recebido: 07 set. 2015 – Aceito: 15 nov. 2015]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilton Gonçalves Gois da Cruz, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Aluno do Mestrado no Instituto de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia – PPGLinC/UFBA, na linha História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE). Formado em Letras Vernáculas (UFBA), possui habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Desde 2012, desenvolve investigações científicas sobre práticas de letramento vernaculares, tendo como objeto de pesquisa o grafite e os grafiteiros de Salvador. Atualmente, inserido no campo de estudos da História da Cultura Escrita (HCE), busca investigar as Escritas Urbanas disseminadas na capital baiana. Nesse sentido, procura compreender algumas trajetórias de grafiteiros em Salvador, bem como recensear e examinar a prática do grafite soteropolitano, compreendendo tais textos como produções multissemióticas. Desse modo, acredita ser possível cooperar com exames de práticas de leitura e produção de textos tradicionalmente subalternizados, como é o caso do grafite. Tem interesse nos seguintes temas: Letramento, Grafite, História da Cultura Escrita, Escritas Contemporâneas.

Referências

STREET, V. Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014, p. 240.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

CRUZ, E. G. G. da. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 327–331, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p327. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3321. Acesso em: 29 mar. 2024.