Prática de Games

Um universo de efeitos e sentidos

Autores

  • Adelaide Maria de Lima Magedanz Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p265

Palavras-chave:

Games, Letramentos, Sentidos

Resumo

Nos últimos anos, os games se tornaram parte integrante da nossa cultura e atravessam a vida diária de crianças e adolescentes. Caracteriza-se como um universo dinâmico, híbrido, uma prática comtemporânea com significados culturais, escolhido pelos jovens, adolescentes e crianças, para brincarem livremente, longe dos olhares disciplinadores de pais e professores. Nesse sentido, procura-se problematizar de que forma os adolescentes constroem sentidos através da cultura dos games, verificar as possíveis implicações na sua vida escolar, buscando entender no que consistem as suas experiências e formas de interação usadas durante o jogo, evidenciadas em suas falas. Essa questão se efetivará mediante a observação de adolescentes, que têm no uso do video-game uma prática recorrente, e de entrevistas orientadas e semi-estruturadas; também análise documental e diário de pesquisa. Terá caráter interpretativo, a análise dos dados será qualitativa, norteada pelos autores Bortoni-Ricardo (2009) e Denzin e Lincoln (2006), tendo em vista uma maior compreensão do discurso dos entrevistados. As questões que nortearão esta pesquisa são: 1) De que forma os adolescentes constroem sentidos através da prática de videogame? 2) Quais as implicações da prática de games na vida escolar dos adolescentes? Utilizando referenciais teóricos do campo dos estudos de novos letramentos e partindo do conceito de jogo apresentado por Huizinga (2012) e Santaella (2007). Com essa pesquisa, espera-se resultados que venham contribuir para a minha própria prática, trazendo novos olhares relacionados aos jogos digitais na escola.

[Recebido: 10 set. 2015 – Aceito: 11 nov. 2015]

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Biografia do Autor

Adelaide Maria de Lima Magedanz, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Psicopedagogia e Ciências da Educação pela FIVE – Faculdades Integradas de Várzea Grande (2004), tem Especialização em Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira pela FASIP – Faculdade de Sinop (2007). Tem experiência na área de Letras com ênfase nas Línguas Portuguesa, Literaturas e Língua Inglesa. Mestranda Acadêmica em Estudos de Linguagem na UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do GEL-TEC – Grupo de Estudos em Linguagem e Tecnologia na UFMT.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

MAGEDANZ, A. M. de L. Prática de Games: Um universo de efeitos e sentidos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 265–279, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p265. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3318. Acesso em: 23 nov. 2024.