Letramento multicultural

Uma aprendizagem tecida no cotidiano

Autores

  • Sheila Rodrigues dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p161

Resumo

A noção do letramento enquanto prática social é enfatizada neste texto cujo objetivo é refletir as práticas tradicional e atual, no qual o letramento multicultural surge em cena ressignificando às práticas de leituras e escritas dos sujeitos, pois é sabido que as práticas de leitura e de escritas dependem de algo que está além da decifração, da decodificação, algo que se efetiva a partir de uma construção de sentidos. Já que, no contexto atual, no qual a escola se encontra inserida, não há mais espaço para a prática horizontal da alfabetização, não se busca mais formar indivíduos que executem, obedeçam e concebam o que está escrito como verdade absoluta, inquestionável e, sim, que sejam capazes de construir e ressignificar os seus saberes, de uma forma que se reintegrem a uma sociedade reflexiva e complexa. Perspectiva essa proposta por Soares (2008), Kleiman (2005), que ao se materializarem no espaço educacional, possibilitará um deslocamento da noção de currículo sequencial para um currículo tecido no cotidiano, como nos assegura Alves e Oliveira (2002), Lopes e Macedo (2011), Silva (2011), ao visibilizar cenas, marcas, traços de sujeitos que foram impostamente silenciados.

[Recebido: 30 set. 2015 – Aceito: 06 nov. 2015]

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Biografia do Autor

Sheila Rodrigues dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Tem experiência na área, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, formação de professor, literatura, curso de letras e semântica. Especialista em Docência do ensino Superior pela FTC e Mestranda da linha 2: Letramento, Identidades e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) do Departamento de Educação do CAMPUS II - UNEB, Alagoinhas (BA).

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

SANTOS, S. R. dos. Letramento multicultural: Uma aprendizagem tecida no cotidiano. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 161–176, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3313. Acesso em: 23 nov. 2024.