Identidade, subjetividade e nação guineense na poesia de Odete Semedo

Autores

  • Karina de Almeida Calado Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG
  • Maria Nazareth Soares Fonseca Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p203

Palavras-chave:

Literatura guineense, Odete Semedo, Identidade, Nação

Resumo

Este artigo objetiva analisar o relato de nação da Guiné-Bissau na pós-colonialidade, presente no livro No Fundo do Canto, de Odete Semedo, interrelacionando-o à construção da identidade nacional, a partir do discurso de busca da identidade individual. Pretende-se discutir como a voz poética, em busca de sua ancestralidade, evoca o passado e se coloca como mãe, mulher e mensageiro da nação, voz da reflexão e do desabafo diante dos horrores da guerra civil. A imagem do sujeito fragmentado, construída por Semedo, vai ao encontro da noção de identidade do sujeito pós-moderno como uma “celebração móvel”, proposta por Hall (2003), que, ao afirmar-se, amplia-se para o plano da identidade nacional sugerido por Augel (2007). Convém também se analisar até que ponto as imagens e os conceitos de nação propostos por Hobsbawm (2008) convergem com a imagem de nação construída por Semedo.

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Biografia do Autor

Karina de Almeida Calado, Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literaturas de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com bolsa CAPES. Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.

Maria Nazareth Soares Fonseca, Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Literaturas de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Autora dos livros: Brasil afro-brasileiro (2000); Poéticas afro-brasileiras (2003); Literaturas africanas de língua portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos (2008) e Mia Couto: espaços ficcionais (2008).

Referências

AUGEL, Moema Parente. O Desafio do Escombro: nação, identidades e pós-­colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós­-modernidade. 8ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780. 5ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

MATA, Inocência. Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Colibri, 2010.

MATA, Inocência. A literatura da Guiné-Bissau. In: LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995. p. 353-­364.

SEMEDO, Odete Costa. No Fundo do Canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

CALADO, K. de A.; FONSECA, M. N. S. Identidade, subjetividade e nação guineense na poesia de Odete Semedo. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 203–223, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2226. Acesso em: 22 nov. 2024.