Cultura, letramento e comunidade indígena truká primeiros estudos críticos sobre as práticas de letramento de professoras índias

Autores

  • Katia Maria Rodrigues Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Cosme Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p119

Palavras-chave:

Professoras índias, Comunidade Truká, Culturas híbridas

Resumo

Cada vez mais a comunidade indígena está firmando a identidade através de práticas de letramento. Com a comunidade Truká não é diferente, apropriando-se da sua cultura através das histórias contadas pelos mais velhos, as professoras indígenas residentes na Ilha da Assunção, em Cabrobó - PE, no Vale do São Francisco registram as narrativas contadas pela sua gente e lançam em 2007, o livro “No Reinoda Assunção, Reina Truká”. História que explora as culturas híbridas daquele povo que vem sendo passada de geração a geração, evidenciando o quanto essa tradição cultural serve para empoderar uma sociedade que vivia à margem, bem como serviu para preservar, fortalecer e afirmar a identidade.

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Biografia do Autor

Katia Maria Rodrigues Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Mestrado em Crítica Cultural - UNEB/Campus II, Alagoinhas-BA. Linha 2 - Letramento, Identidade e Formação de Professores. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG) desde 2003.

Cosme Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP-SP. Professor UNEB/Campus III, Juazeiro-BA e Vice-Coordenador da Linha 2 - Letramento, Identidade e Formação de Professores do Mestrado em Crítica Cultural pela UNEB Campus II.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

GOMES, K. M. R.; SANTOS, C. B. dos. Cultura, letramento e comunidade indígena truká primeiros estudos críticos sobre as práticas de letramento de professoras índias. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 119–131, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p119. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2224. Acesso em: 26 nov. 2024.