Letramento(s) e práticas alfabetizadoras
Um olhar sobre diferentes contextos
DOI :
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p177Mots-clés :
Letramento Escolar, Letramento social, Práticas AlfabetizadorasRésumé
Este artigo tem como objetivo comparar como as práticas de leitura e escrita presentes e desenvolvidas na escola estão relacionadas com as práticas de letramento para além dos muros da escola, a fim de relacionar a configuração da cultura comunitária/familiar, o encaminhamento metodológico da prática alfabetizadora e a construção de tais práticas pelos estudantes na sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada foi à observação participante no ambiente escolar e familiar, a realização de entrevistas semiestruturadas, além da análise das atividades contidas nos cadernos dos estudantes. As referências básicas que respaldaram a pesquisa foram principalmente Andrade (2011), Ferreiro (2005 e 2006), Freire (2000 e 2001), Mortatti (2004), Perez (2007), Soares (2000 e 2003) e Vygotsky (1991). Os resultados apontaram que as práticas de letramento desenvolvidas pela escola ainda se distanciam do que acontece no contexto dos lares das crianças.
[Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]
Téléchargements
Références
ABREU, Márcia. Os números da cultura. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 33-45.
ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetizar sem “bábébibóbu”: uma prática possível? In: LEAL, T. F. e ALBUQUERQUE, E.B.C. (Org.). Desafios da Educação de Jovens e Adultos: construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-107.
ALBUQUERQUE, E. B. C. Alguns fundamentos da alfabetização. In: Seminário Temático: Letramento e Alfabetização. Pradem; Salvador: UFBA, FCM, 2004. p. 58-77.
ALMEIDA, Sheila Alves; GIORDAN, Marcelo. Retrato de Leitura das Famílias e da Sala de Aula: a constituição de (não) leitores de textos de divulgação científica. In: Anais do III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. Ceale, FaE/UFMG, 2010.
ANDRADE, M. Eurácia B. Alfabetização e Letramento: o desvelar de dois caminhos possíveis. Jundiaí: Paco, 2011.
BETTELHEIN, B.; ZELAN, K. Psicanálise da Alfabetização. São Paulo: Artmed,1984.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem Ba - Bé - Bi - Bó - Bu. São Paulo: Scipione, 1999.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis: Vozes, 2005.
DI NUCCI, Eliane P. Alfabetizar letrando: um desafio para o professor. In: LEITE, Sergio A. S. Alfabetização e Letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 4. ed. Campinas: Komedi, 2008.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à práticas educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.
GALVÃO, Ana M. de O. Leitura: algo que se transmite entre as gerações? In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. p. 125-153.
GOMES, H.S.R. Relações família e escola — continuidade e descontinuidade no processo educativo. Ideias, São Paulo: 1993, n. 16, p. 84-90.
HEATH, Shirley Brice. Ways with words: language, life, and work in communities and classrooms. Cambridge University press, 1983.
HEATH, Shirley Brice. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. In: Language and Society. v. 11, 1982. p. 49-76.
INAF. Relatório Indicador de Analfabetismo Funcional 2011. Instituto Paulo Montenegro. Disponível em: http://www.ipm.org.br. Acesso em: 16 fev. 2012.
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 15-61.
MATENCIO, M. de L.. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1994.
MOLICA, M. Cecília; LEAL, Marisa. Letramentos na escola e na vida. In: SILVEIRA, M. L. S. (Org.) Educação popular e leituras do mundo: distintos registros de experimentos junto às classes populares. Rio de Janeiro: UFRJ/PR5, Próreitoria de Extensão, 2007. p 37-42.
MOLICA, M. Cecília; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. Alfabetização e letramento: o que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”? In: ALBUQUERQUE. Eliana B. C.; LEAL, Telma Ferraz (Org.). Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 59-76.
MORTATTI, Maria do R. L. (Org.). Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
ONRUBIA, Javier. Ensinar criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir. In: COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: TQ Queiroz, 1990.
PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Infância, Família e Escola: práticas educativas e seus efeitos no desempenho escolar de crianças das camadas populares. São Carlos: Suprema, 2007.
SMITH, Frank. Leitura significativa. Tradução Beatriz Affonso Neves. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003a, p. 89-113.
SOARES, Magda. Simplificar sem falsificar. Entrevista. In: Guia da Alfabetização: os caminhos para ensinar a língua escrita. Revista Educação n. 1. São Paulo: Segmento. Ceale, 2010. p. 6-11.
TIZARD, B.; E HUGHES, M. Young Children Learning: Talking and Thinking at Home and at school. London: Fontana, 1994.
TERZI, Sylvia B. O letramento em suas várias dimensões. In: Seminário Temático: Letramento e Alfabetização. Pradem – Salvador: UFBA, FCM, 2004. p. 9-28.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WELLS, Gordan. A experiência linguística das crianças em casa e na escola. In: COOKGUMPERZ, Jenny Cook. A construção Social da Alfabetização. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 77-102.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Grau Zero – Revista de Crítica Cultural 2015
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.